Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Odontologia

THIAGO MELO FRAGOSO FORMIGA

PARESTESIA DECORRENTE DA CIRURGIA DE REMOÇÃO DE TERCEIROS MOLARES INFERIORES INCLUSOS: AVALIAÇÃO E TRATAMENTO.

João Pessoa 2009

THIAGO MELO FRAGOSO FORMIGA

PARESTESIA DECORRENTE DA CIRURGIA DE REMOÇÃO DE TERCEIROS MOLARES INFERIORES INCLUSOS: AVALIAÇÃO ETRATAMENTO.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Odontologia, da Universidade Federal da Paraíba em cumprimento às exigências para conclusão.

Orientador: Fabiano Gonzaga Rodrigues, Professor Doutor adjunto IV da disciplina de Cirurgia II.

João Pessoa 2009

F725p

Formiga, Thiago Melo Fragoso. Parestesia decorrente da cirurgia de remoção de terceiros molaresinferiores inclusos: avaliação e tratamento / Thiago Melo Fragoso Formiga.- João Pessoa, 2009. 46f. Orientador: Fabiano Gonzaga Rodrigues Monografia (Graduação) – UFPB/CCS 1. Odontologia. 2. Parestesia. 3. Nervo alveolar inferior. 4. Nervo lingual.

UFPB/BC

CDU: 616.314(043.2)

DEDICO: A toda minha família, pelo apoio e incentivo incondicionais, pelos conselhos e ensinamentos passados amim que carregarei comigo por toda vida.

AGRADECIMENTOS

A Deus, Pai Sábio, Amoroso, nosso melhor orientador, de quem somos alunos eternos e que nos oferece o dom da vida mesmo sem merecermos.

Aos meus pais Francisco de Assis Cavalcante Formiga e Maria da Paz de Melo Fragoso, pelo exemplo de amor que me deram, apoiando-me e me incentivando a sempre seguir adiante.

Aos meus irmãos, Talese Táglia, pelo carinho e compreensão com que dividiram comigo os bons e os difíceis momentos.

Aos meus tios e tias que contribuíram e incentivaram a minha precoce caminhada rumo a formação acadêmica.

Aos meus amigos Vinícius, Fillipe, Mayara, Saulo, Consuelo, Amaro, Kaline, João Paulo, Alexandre e Raimundo e muitos outros pelos momentos de alegria e descontentamentos compartilhados ao longodo curso.

Ao meu orientador e professor, Fabiano Gonzaga Rodrigues, que me guiou, incentivou e contribuiu para a realização deste trabalho monográfico.

Aos mestres, que repartiram conosco os seus conhecimentos, oferecendonos instrumentos com os quais abriremos novos caminhos à realização de nossos ideais profissionais e humanos.

À Coordenação do Curso de Odontologia e a todos osfuncionários dessa Instituição, pelos serviços prestados a todos os acadêmicos.

Enfim, a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização desta pesquisa.

"A grandeza não consiste em receber as honras, mas em merecê-las." Aristóteles.

RESUMO

A remoção de terceiros molares inclusos é um dos procedimentos odontológicos mais freqüentes na clínica odontológica cirúrgica, e comotal, está associada a uma série de acidentes e complicações. A parestesia é um distúrbio neurosensitivo local, de natureza temporária ou definitiva, decorrente de danos às fibras nervosas, sendo o nervo alveolar inferior e o nervo lingual os mais acometidos de parestesia em decorrência da exodontia de terceiros molares inferiores inclusos. Dentre os principais sintomas de parestesia estão:diminuição ou ausência de sensibilidade, formigamentos na língua, lábios ou bochechas, alterações no paladar, prurido local e alterações de percepção térmicas. Contudo, o propósito deste estudo foi a realização de uma revisão da literatura científica atual, utilizando as seguintes fontes: bases de dados eletrônicos tais como MEDLINE, LILACS, BBO e PUBMED, sites da internet, busca manual em livros-textos eartigos em revistas e periódicos, publicados entre os anos de 2003 e 2009, com exclusão de artigos com publicação anterior ao ano de 2003; ressaltando suas formas de diagnóstico, modalidades de tratamento e preventivas propostas para sua resolução. O quadro de parestesia pode se reverter espontaneamente, porém quando isto não é possível, algumas modalidades terapêuticas podem ser adotadas, como...
tracking img