Posicionamento de marca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POSICIONAMENTO DE MARCA, UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA.

Guilherme Roberto Emiliano Moraes¹

RESUMO
Este artigo visa mostrar o que é posicionamento de marca, mostrando seus conceitos, e os benefícios trazidos por um correto posicionamento. Aponta também erros usais cometidos durante o uso dessa estratégia, e os perigos que as empresas correm ao posicionar sua marca de maneira errada. Fornece dicas decomo criar identificação de marca no mercado de forma simples e de maneira inteligente a fim de obter êxito em seu empreendimento ou serviço, fazendo com que a marca seja facilmente associada a sua posição mercadológica na hora da comprar e assim consiga alcançar seus objetivos.
Palavras-chaves: Posicionamento de marca, estratégia, benefícios, erros.

ABSTRACT
This article aims to show what isbrand positioning, showing its concepts and the benefits for a correct positioning. It also points ye wear errors committed while using this strategy, and the dangers that companies face when positioning your brand in the wrong way. Provides tips on how to create brand identification market simply and intelligently in order to succeed in his enterprise or service, making the brand is easilyassociated with its market position at the time of purchase and thus can achieve your goals.
Keywords: brand positioning, strategy, benefits, errors.

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

¹ Estudante de Produção publicitária – CESCAGE, trabalha no setor de Marketing do CESCAGE com design ecriação gráfica. E-mail: gui_moraes17@hotmail.com

1 INTRODUÇÃO
Este artigo nos leva a uma das estratégias de marketing muito utilizadas no mercado para dar identidade à uma marca, e que acaba mostrando a que ela veio e como consequentemente pode vir a atrair o cliente que se identificar com sua ideologia. Essa estratégia, o Posicionamento de marca, é um grande passo para a empresa que resolveadotá-la. Pois mostra ao que ela se propõe logo de cara. Porém, se posicionar não é algo tão simples, é preciso ter muito estudo sobre a marca e a percepção das pessoas sobre ela, caso contrário, pode se passar um posicionamento fora da realidade encontrada na empresa. O que pode frustrar os possíveis clientes e tirar a credibilidade da marca que o apresentar. Aqui também são apontadas maneirasde se posicionar e erros usuais cometidos na hora do posicionamento da marca.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFINIÇÃO DE POSICIONAMENTO
Posicionamento de marca, nada mais é do que os valores que a empresa deseja passar em relação ao seu produto ou serviço, que possam ser um diferencial em relação à realidade dos concorrentes, a fim de proporcionar uma vantagem competitiva na hora de escolha por partedo público ou mercado-alvo. O que pode ser traduzido como uma ferramenta de marketing para mostrar um diferencial da marca e o que ela realmente entrega como diferencial. Seguindo também a definição de posicionamento de marca para Randazzo (1997, p. 47), temos: “[...] posicionamento da marca é aquilo que os publicitários querem que a marca represente no mercado e na mente do consumidor.”. E paraLehmann e Winer (2002, p. 246), temos a definição de posicionamento de marca como sendo “uma definição específica de como o produto difere da concorrência na mente de um determinado grupo de clientes, e abrange o público-alvo dos clientes e competidores, e atributos através dos quais a diferenciação vai ocorrer”.

2.2 POR QUE SE POSICIONAR NO MERCADO
O posicionamento de uma empresa deve serpensado desde o seu início, notando valores e diferenciais que ela visa ressaltar como já foi citado, porém, porque se deve necessariamente fazer uso dessa estratégia?
Ao não declarar claramente o posicionamento de sua marca, mesmo que haja algo em mente, porém que não esteja manifestado de forma clara em campanhas ou slogans, etc. Acaba-se por dar ao mercado a chance de uma construção espontânea...
tracking img