Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 72 (17789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte I – Introdução

CAPÍTULO 1 – O que é comportamento organizacional?
Depois de ler este capítulo, você será capaz de: OBJETIVOS DO APRENDIZADO 1. Definir comportamento organizacional. 2. Descrever o que fazem os executivos. 3. Explicar a importância do estudo sistemático do comportamento organizacional. 4. Listar as principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos do comportamentoorganizacional. 5. Identificar as contribuições das principais disciplinas das ciências do comportamento ao estudo do comportamento organizacional. 6. Explicar por que os executivos precisam de conhecimentos sobre comportamento organizacional. 7. Explicar a necessidade de uma abordagem contingencial no estudo do comportamento organizacional. 8. Identificar os três níveis de análise no modelo decomportamento organizacional apresentado neste livro.
Conheça Lakshmi Gopalkrishnan (veja a foto). Ela se graduou em língua inglesa pela Universidade de Delhi, obteve seu mestrado na Universidade de Georgetown e está terminando seu doutorado na Universidade de Washington, sempre na mesma área. Em 1995, foi trabalhar na Microsoft, em Redmond, Estado de Washington. Atualmente, Lakshmi éresponsável por uma equipe de 16 funcionários que trabalham em tempo integral, e gerencia diversas parcerias em outras partes dos Estados Unidos. Ela supervisiona uma equipe de web designers e de especialistas em marketing, sendo a responsável pelas estratégias de marketing e de Internet para diversos produtos e soluções da Microsoft. "Minha formação é basicamente no jornalismo", diz Lakshmi. "Mas acho quesou uma boa executiva porque desenvolvi minhas habilidades em gerir pessoas e equipes. Descobri a importância de se criar uma visão motivadora, a necessidade de contratar talentos complementares e os meios de inspirar e propor desafios à minha equipe. Por exemplo, descobri que uma visão clara e motivadora inspira as pessoas a participar de algo maior do que elas próprias. Também aprendi que levatempo para se descobrir o que motiva cada pessoa. Cada um traz uma visão muito subjetiva para o trabalho a cada dia, e é importante compreender as diferenças. Com os colaboradores mais experientes, por exemplo, minha função pode se limitar a dar um suporte 'virtual' em suas negociações. “Com os novatos, preciso ser mais atuante.” Lakshmi Gopalkrishnan descobriu o que a maioria dos executivospercebe rapidamente: boa parte do sucesso em qualquer posição de gestão deve-se ao desenvolvimento de habilidades interpessoais. Os executivos precisam ter excelência técnica em suas áreas. Mas esse conhecimento técnico não é suficiente. Executivos e empreendedores de sucesso também precisam possuir habilidades interpessoais para trabalhar com outras pessoas.

2

Comportamento OrganizacionalEmbora na prática os executivos já tenham compreendido há muito tempo a

importância das habilidades interpessoais para a eficácia da gestão, as escolas de administração demoraram um pouco para captar essa mensagem. Até o final da década de 80, o currículo dessas escolas enfatizava os aspectos técnicos da gestão. Seu foco principal era em economia, contabilidade, finanças e métodosquantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais não recebiam quase nenhuma atenção. Nas últimas décadas, contudo, os professores começaram a perceber a importância do papel que o conhecimento sobre o comportamento humano tem na eficácia da gestão, e cursos voltados para essa área foram sendo agregados ao currículo. Como disse recentemente o diretor da escola de administração do MIT(Massachussets Institute of Technology): "Os estudantes de MBA podem se garantir com suas qualidades técnicas nos dois primeiros anos depois da conclusão do curso. Logo, entretanto, as habilidades de liderança e de comunicação se tornam decisivas para apontar quais as carreiras efetivamente vão decolar". O reconhecimento da importância das habilidades interpessoais dos executivos está estreitamente...
tracking img