Mrp - material requirement planning e

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MRP - MATERIAL REQUIREMENT PLANNING E
MRP II – MANUFACTURING RESOURCES PLANNING

Norberto Tamborlin[1]
Diego Gassenferth[2]
Fernanda Testoni[3]
Iara Kratz[4]
Rosangela Uhlmann5
Shirlei Nicoletti6
Solange de Souza7
Vivian Cristine Grassmann8

RESUMO

O Objetivo do MRP (Material Requirement Planning) é buscar reduzir os custos dentro das empresas, assim também auxiliar naprodução tentando torná-la mais eficiente, com isso reagindo de forma mais rápida as mudanças de mercado. Com o avanço da globalização e da economia, os consumidores finais estão cada vez mais exigindo das empresas na hora da compra, ou seja, há um aumento da demanda, e para superar esse aumento, as empresas buscam formas de controlar a produção e assim reduzir os estoques e amentar o lucro final. OMRP foi adaptado e expandido de forma a chamada MRP II e inclui um conjunto complexo de atividades envolvendo o planejamento e o controle das operações de produção. Este sistema auxilia muito as empresas em tomadas de decisão futuras, onde o gestor organiza o seu processo de produção, e faz com que seus produtos sejam entregues dentro dos prazos previstos.

Palavras-chave: MRP. MRPII. Controle.Planejamento. Produção.

1 INTRODUÇÃO

O MRP é um sistema implantado pelas empresas para controlar as necessidades de recursos, e as necessidades de materiais, de forma a minimizar custos, para isso buscam o apoio da tecnologia da informação.
Com esse sistema as organizações podem calcular os materiais de diversos tipos que serão necessários e para qual momento, assegurando queos mesmos serão providenciados no tempo certo, para a execução dos processos de produção.
O conceito do MRP expandiu-se, e além dos materiais que já eram tratados, passou-se a considerar também insumos como mão-de-obra, equipamentos, espaços disponíveis para estocagem, instalações. Essa ferramenta também se emprega de cálculos para ajudar os gestores no momento da tomada de decisão. Elaconsegue determinar a quantidade e o tempo exato em que os estoques devem estar liberados para a utilização na produção, assim a empresa obtém menores custos na manutenção de seu próprio estoque.
Os softwares com tal capacidade de processamento passam a ser denominados MRP II que é um sistema integrado de planejamento e programação da produção, baseado no uso dos computadores.
Serãoabordados e dado ênfase nesse artigo assuntos relacionados ao surgimento dos aos sistemas MRP e MRP II.

2 MRP – MATERIAL REQUERIMENT PLANNING

São sistemas de planejamento que visam controlar as necessidades de materiais utilizando-se do computador, tendo como base à explosão da estrutura de produtos.
As representações de estruturas de produtos auxiliam a responder:
• o que(componentes necessários para produzir o produto);
• quanto produzir e comprar;
• quando se deve comprar ou produzir.
Desta forma, podemos dizer que a lógica do MRP é programar atividades para o momento mais tarde possível, a fim de minimizar prováveis estoques.
Segundo Martins; Laugeni (2006), MRP significa planejamento das necessidades de materiais, ou seja, é umatécnica utilizada pelas organizações a fim de planejar a quantidade de materiais que são utilizados na realização do produto. Assim, esse método tem a função de manter os estoques com a quantidade ideal dos mesmos.

2.1 CONCEITOS BÁSICOS

Para que se possa ter uma melhor percepção de como funciona um MRP apresentamos alguns conceitos:
a) Itens de demanda independente: são aqueles itens que nãodependem da demanda de nenhum outro. Um exemplo disso é o produto final, que só depende da demanda de mercado e de mais nenhum item de processo.
b) Itens de demanda dependente: são aqueles itens que dependem da demanda de outro no processo. Como por exemplo, uma empresa que produz geladeiras precisa saber quantas geladeiras quer montar para saber quantos compressores irá utilizar....
tracking img