Mrp - material requirement planning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MRP
O MRP é um sistema computarizado de controle de inventário e produção que assiste a optimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa.
Este sistema possibilita às empresas calcularem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, assegurando os mesmo que sejamprovidenciados no tempo certo, de modo a que se possam executar os processos de produção. O MRP utiliza como informação de input os pedidos em carteira, assim como a previsão das vendas que são provêm da área comercial da empresa.
CONCEITO
O MRP é uma técnica de planejamento de materiais que consiste no estabelecimento de um plano de prioridades com vistas ao agendamento e demonstração dasnecessidades de materiais, em cada etapa do processo produtivo, convertendo a previsão de demanda de um item de demanda independente em uma programação dos consumos de materiais para cada componente desse item. Consideram-se tanto os insumos adquiridos pela indústria como os itens por ela fabricados e que sejam componentes de um produto final como os materiais aqui referidos.
Para conseguir osseus objetivos, classifica como item de demanda independente aquele item cuja demanda é estabelecida pelo mercado enquanto que os componentes e os materiais necessários a sua fabricação seriam classificados como itens denominados de demanda dependente, demandas essas conseguidas através da "explosão" do item de demanda independente em suas diversas partes, seus componentes, e o conhecimento dosmateriais necessários a sua fabricação.
A partir da data e da quantidade em que o produto final é necessário, obtém-se as datas e as quantidades em que suas partes componentes são necessárias.

O MRP pode ser visto como uma técnica para programar a produção de itens de demanda dependente ou como um sistema de controle de estoques de itens de demanda dependente.
MRP é a sigla dematerial requirement planning, que pode ser traduzido por planejamento das necessidades de materiais. O MRP usa uma filosofia de planejamento. A ênfase está na elaboração de um plano de suprimentos de materiais, seja interna ou externamente. O MRP considera a fábrica de forma estática, praticamente imutável. Assim, o MRP como hoje o conhecemos só se viabilizou com o advento do computador. O MRPutiliza softwares cada vez mais sofisticados – alguns deles chegando a custar mais de um milhão de dólares.
A lista de materiais ou BOM (bill of material), um subproduto do MRP, é um software que irá processar todos os dados, consolidando os itens comuns a vários produtos, verificando se há disponibilidade nos estoques e, quando for o caso, emitindo lista de itens faltantes.
Os softwares com maiorescapacidades de processamento passaram a ser denominados sistemas de manufacturing resources planning, que pode ser traduzido por planejamento dos recursos de manufatura. Como a sigla de manufacturing resources planning (MRP) é a mesma de material requirement planning (MRP), convencionou-se chamar a primeira de MRP II. 
Hoje em dia é cada vez maior o número de autores que chamam o MRP II de ERP,sigla de Enterprise Resource Planning, ou seja, planejamento dos recursos da empresa.
Quando se trata de um software baseado em MRP II, é fornecida uma quantidade bem maior de dados sobre o produto, como preço unitário, fornecedores, processo de fabricação, equipamentos, roteiros de fabricação e respectivos centros de custos, mão-de-obra utilizada por categorias profissionais, ferramentasutilizadas e respectivo consumo, alterações no BOM e datas a partir das quais entrarão em vigor, etc.
Para operacionalizar o MRP são necessários:
1. O PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO: Um plano de produção que a partir do plano de negócios, das previsões de demandas, dos pedidos de clientes, do conhecimento dos estoques e da capacidade de produção estabelece um plano detalhado de produção para períodos...
tracking img