Historico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A história do HTML
O que é o HTML?

HTML é a sigla para HyperText Markup Language, é a linguagem de marcação base para páginas web. Fornece um meio para descrever a estrutura do texto com base em informações de um documento-texto, denotando algumas ligações, cabeçalhos, parágrafos, listas, etc, e para completar o texto, com formas interativas, imagens incorporadas, e outros objetos. HTML éescrito na forma de “tags” que são cercados por colchetes angulares. HTML também pode descrever, de alguma forma, a aparência e a semântica de um documento, e podem incluir de forma embutida outras linguagens (como JavaScript) que podem afetar o comportamento dos navegadores da Web e outros elementos HTML.
Como tudo começou

1980
O físico Tim Berners-Lee, que trabalhava de forma independente naCERN, desenvolveu um sistema chamado ENQUIRE, projeto esse utilizado para reconhecer e armazenar associações de informação. O ENQUIRE tinha algumas das mesmas idéias da web, e serviu como base para o desenvolvimento das duas, mas era diferente em vários aspectos importantes, como no fato de não ser viável ser liberado para o público em geral. Ele foi implementado em uma máquina NORD-10, da NorskData, mas nunca foi publicado.

1989
Tim Berners-Lee e o engenheiro do CERN Robert Cailliau apresentaram cada um propostas separadas para uma Internet baseada em Hipertexto mais com funcioalidades semelhantes. No ano seguinte, trabalhando de forma conjunta, o WorldWideWeb (W3) foi aceito pelo CERN.
Primeiras especificações

1991
A primeira especificação do HTML tornou-se pública em 1991 echamava-se originalmente de HTML Tags. Ela descrevia os 22 elementos que compunham o HTML, relativamente muito simples. Treze desses elementos ainda existem no HTML 4.
Tim Berners-Lee considerava na época o HTML uma aplicação SGML, mas não foi formalmente publicado como um padrão até meados de 1993. O projeto terminou após 6 meses e foi enviado a NCSA Mosaic para reconhecimento de Tags e imagensem seu browser, o que reflete a imagem do IETF de propor padronização das tecnologias e protocolos envolvidos. De mesmo modo, Dave Raggett’s, concorrente da IETF, no final de 1993 sugeriu padrões já implementados para o HTML.
1994
Após o término dos rascunhos do HTML em 1994, o IETF criou o HTML Working Group que em 1995 completou o HTML 2.0, a primeira especificação HTML a ser tratada comopadrão para implementações futuras. Publicado no Request for Comments 1866, HTML 2.0 incluia idéias a partir do HTML e rascunhos do HTML. O HTML 1.0 não existiu, a especificação 2.0 foi destinada a destinguir a nova edição de projetos anteriores.
Prosseguir o desenvolvimento do HTML sob o olhar do IETF foi interrompido devido o olhar dos concorrentes. Desde 1996 as especificações HTML foram mantidaspelo World Wide Web Consortium (W3C). A última especificação HTML publicada pelo W3C é a recomendação HTML 4.01, publicada no final de 1999. Seus problemas e os erros foram reconhecidos pela última errata publicada em 2001.
Versões do HTML

Novembro de 1995

HTML 2.0 foi publicado pelo IETF RFC 1866. Novos suplementos foram adicionados:
• Novembro de 1995: RFC 1867 (formulário base para uploadde arquivos)
• Maio 1996: RFC 1942 (tabelas)
• Agosto 1996: RFC 1980 (mapas de imagem do lado cliente)
• Janeiro 1997: RFC 2070 (Internacionalização)
Em junho de 2000, todos esses se tornaram obsoletos/ registro no RFC 2854.

Janeiro de 1997

HTML 3.2 é publicado como uma recomendação do W3C. Foi a primeira versão desenvolvida e padronizada pelo W3C, pois o IETF havia fechado o seu grupode trabalho em setembro de 1997.
O HTML 3.2 omitiu várias fórmulas matemáticas, sobrepos várias extensões proprietárias e adotou Markup tags do Netscape. Tags como da Netscape e da Microsoft foram omitidas após um acordo mútuo entre as duas empresas. A capacidade de incluir fórmulas matemáticas no HTML não foi padronizado até anos mais tarde, com o MathML.

Dezembro de 1997

O HTML 4.0 é...
tracking img