Mrp - material requirement planning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 MRP I (MATERIAL REQUIREMENT PLANNING) 5
1 MRP II 7
1.1 Planejamento de produção 8
1.2 Planejamento mestre de produção 8
1.3 Cálculo de necessidades de materiais 8
1.4 Cálculo das necessidades de capacidade 9
1.5 Controle da fabrica. 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO

As organizações buscam cada dia mais ferramentas que auxiliem no seu processo gerencial. Assimpodem tomar medidas corretivas para auxiliar no seu planejamento, melhorar a rotatividade de seu estoque, o atendimento aos clientes, a produtividade da mão de obra, a utilização da capacidade, custo de material, custo de transporte e o custo do sistema, ou seja, atender o cliente da melhor forma, com o menor investimento em estoque. O objetivo do MRP é superar desafios, em suma é obter o materialcerto, no ponto certo e no momento certo.
Nesta pesquisa de MRP (Planejamento das necessidades de materiais), observamos que ele tem um apoio de sistemas informatizados buscando melhorar o atendimento aos consumidores e trabalhando com as necessidades exatas de cada item, mas para isso é fundamental estabelecer corretamente todos os parâmetros do sistema para que as informações sejam as maisprecisas.
A grande vantagem da implantação de um sistema de planejamento dentro de uma organização das necessidades de materiais é permitir rapidamente o impacto de qualquer planejamento.
2 MRP I (MATERIAL REQUIREMENT PLANNING)
O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de cálculo que auxilia as empresas a planejar e controlar sua demanda por recursos necessários parafabricação de determinado produto com o apoio de sistemas informatizados.
De acordo com Corrêa; Gianesi; Caon (2001, p. 88)
O conceito de cálculo de necessidade de materiais é simples e conhecido há muito tempo. Baseia-se na idéia de que, se são conhecidos todos os componentes de determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos, com base na visão de futuro das necessidadesde disponibilidade do produto em questão, calcular os momentos e as quantidades que devem ser obtidas, de cada um dos componentes para que não haja falta nem sobra de nenhum deles, no suprimento das necessidades dadas pela produção do referido produto.

Como conceito básico de MRP, pode-se dizer que o sistema tem como objetivo definir as quantidades e momentos em que cada item deve ser produzidoou comprado, a fim de atender o planejamento da produção, e para isso as estruturas de produto devem estar perfeitamente definidas assim como os tempos de obtenção ou fabricação, além das informações sobre inventários que devem ser as mais precisas.
O MRP trabalha com as necessidades exatas de cada item, melhorando assim o atendimento aos consumidores, minimizando os estoques em processo eaumentando a eficiência da fábrica, obtendo assim, menores custos e conseqüentemente alcançando melhores margens de lucro. Mas para tudo isso, é fundamental que sejam estabelecidos corretamente todos os parâmetros do sistema.
Conforme Slack; Chambers; Johnston (2007) o MRP trabalha a partir de programas-mestre de produção que resumem o volume e os momentos dos produtos finais e serviços. Utilizandouma lista de materiais de produtos e serviços e os registros de estoque da operação, o programa da produção é “explodido” para determinar quantas submontagens e peças são necessárias e quando serão necessárias, visando cumprir o programa-mestre da produção e é realizado em diferentes níveis da estrutura do produto.
Com a finalidade de ilustrar melhor o funcionamento do MRP, podemos utilizar comoexemplo o planejamento de um evento comemorativo para 40 pessoas.
Antes de ir às compras, provavelmente fará alguns cálculos estimando a preferência de seus convidados por vinho tinto, vinho branco ou cerveja, assim como quantas pessoas devem comer e beber. Você talvez já tenha em sua casa algumas bebidas e comidas que poderá usar; logo, deverá levar isso em conta quando fizer sua lista de...
tracking img