Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL



Nome: Thiago Leite Reis Desimone

Matrícula: 209000422



Dia 19/02/2012

Perguntas para prova.

1- O que é a administração por objetivo? Quais são os ingredientes comuns de programas deste tipo? Relacione com a teoria de fixação de objetivos.

R: Enfatiza a ficção participativa de metas que sejam tangíveis, verificáveis e mensuráveis.

Seusingredientes são: Especificidade da meta; Decisão participativa; Período explicito de tempo determinado; Feedback de desempenho. Na administração por objetivo é enfatizada a fixação participativa de metas tangíveis, verificáveis e mensuráveis, assim o individuo desempenha sua função em função do objetivo e que o compreenda, na teoria de objetivos diz que o individuo vai ser realizar melhor suasfunções se os der objetivos mais complexos, mais difíceis seu nível de desempenho será maior.



2- Relacione a teoria de reforço com o programa demodificação de comportamento (OB MOD).

R: Na teoria do reforço se considera o comportamento como produto do ambiente, sendo assim o reforço vai controlar o comportamento, é ignorado as condições internas do indivíduo concentrado-se apenas no queacontece a ele ao realizar uma ação qualquer. As pessoas irão exercer um maior esforço em tarefas que são reforçadas. Assim na modificação do comportamento é representada a aplicação dos conceitos de reforço para o individuo dentro do ambiente de trabalho.



3- Destaque dois tipos de programas de reconhecimento ou envolvimentos de empregados. Como eles podem ajudar a proporcionar um ambientefavorável a motivação dos empregados?

R: Programas formais explícitos nos quais tipo específicos de comportamento são encorajados:

a)Recompensar comportamento com reconhecimento conduz imediatamente à sua repetição. Para aumentar seu potencial de motivação se torna publica a comunicação de que esta sendo reconhecido e por que.

b)Processos participativos que utilizam inteira capacidadedos empregados e tem por objetivo estimular um crescente comprometimento com o sucesso da organização. A lógica por trás desse processos é que, por meio do envolvimento e controle sobre o próprio trabalho, eles se tornaram mais motivados, mais comprometidos com a organização, mais produtivos e mais satisfeitos no emprego.

4- Relacione os programas de replanejamento do trabalho à teoria doplanejamento do trabalho.

R: A teoria do planejamento do trabalho diz que a maneira como os elementos do trabalho são organizados pode aumentar ou reduzir a motivação, sendo assim, o replanejamento do trabalho tenta aumentar a motivação dos seus funcionários utilizando formas como:

a) Rodízio de tarefas- mudanças periódicas dos trabalhadores de uma tarefa para outra, assim, reduz o tédio eaumenta a motivação.

b) Ampliação de tarefas- Aumenta o número e a variedade de tarefas que um individuo executa.

c) Enriquecimento de tarefas- aumenta o grau em que o trabalhador controla o planejamento, a execução e a avaliação do seu trabalho.




5- Explique sucintamente os seguintes programas:

a) Horários flexíveis

R: São vários benefício como:Redução do absenteísmo; Aumento de produtividade; Redução de gastos com horas extras; Amenização de hostilidade em relação à chefia; Redução no congestionamento de trafego na região próxima aos locais de trabalho; Eliminação dos atrasos; Aumento de autonomia e responsabilidade dos funcionários, o que pode levar ao aumento da satisfação.

b) Telecomunicações

R: Vantagens: Maiorprodutividade; Menor rotatividade; Moral mais alta; Redução de custos com instalações físicas; Mercado maior de profissionais a quem recorrer.

Desvantagens: Menor supervisão direta dos funcionários; Dificulta a coordenação do trabalho em equipe; Pode dar sensação de isolamento e reduzir a satisfação com o trabalho; Pode dificultar promoções e aumentos salariais, em função da distância....
tracking img