O negociador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comburente

São todos os elementos químicos capazes de alimentar o processo de combustão, dentre os quais o oxigênio se destaca como o maisimportante, por ser o comburente obtido de forma natural no ar atmosférico que respiramos, o qual é composto por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outrosgases.
Hoje em dia, já se conhecem outros elementos químicos que atuam como comburente, porém, só podem ser obtidos em laboratório.
Para que haja umacombustão completa é necessário que a porcentagem de oxigênio esteja na faixa de 13% a 21%. Caso esta faixa esteja entre 4% e 13% a combustão seráincompleta, ou ainda, não se processará, em porcentagens inferiores a 4%.
Apesar de existirem vários produtos que podem atuar como comburente, nomeadamente, oNaNO3 e o KClO2, cujo oxigênio existente na sua composição é facilmente libertado. Exemplos de outros gases comburentes são o cloro e o peróxido decloro.
Tipos de comburentes
O mais comum dos comburentes é o oxigênio, pois intensifica a reação química. Porém há casos isolados de combustões em que ocomburente é o cloro, onde o bromo produz chama verde, e se combinado com o cloro fica azulado; ou o enxofre que produz chama amarela. O flúor também é umcomburente e seu manuseio é muito perigoso.

Fontes: http://www.prof2000.pt/users/eta/Glossario.htmhttp://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=42:introducao-a-ciencia-do-fogo&catid=7:Informacoes-Tecnicas&Itemid=15
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comburente
tracking img