Conflito relegiosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Salientar sobre os conflitos religiosos é dizer sobre os conflitos existentes entre diversas religiões. É bem provável que já ouvimos críticas construtivas ou destrutivas sobre as religiões e sabemos que existem seitas religiosas, cujas leis são de origem duvidosas para quem tem uma visão clara da temática.
Os conflitos religiosos revelam as várias divergências existentes entre asvárias seitas ou religiões.
E bem visto na nossa sociedade conflitos religioso no seio de uma família dividida pela religião, e várias das principais religiões estão em constante rivalidade.


1.Inicio dos conflitos religiosos.
O conflito religioso começou quando várias denominações religiosas interpretaram a bíblia de modo diferente.
Segundo o clérigo e escritor do início do século 18Jonathan Swift escreveu que temos religiões suficientes para nos odiar uns aos outros. Muitas pessoas são de acordo de que a religião realmente promove divisão, não união.
Parece existir uma relação entre religião e violência praticamente em todos os lugares… Em anos recentes, a violência religiosa estourou entre cristãos conservados nos Estados Unidos, muçulmanos e judeus furiosos no Orientemédio, hindus e muçulmanos no sul da Ásia, e comunidades religiosas nativas na África e na Indonésia… As pessoas envolvidas nesses casos usaram a religião como fundamento de sua identidade política e para justificar suas ideologias e vinganças.
Temos ainda as divisões dentro de cada uma das principais religiões. Por exemplo, segundo certa estimativa, a cristandade está dividida em mais de 30 mildenominações, o islamismo também está dividido por crenças conflitantes. Mohsen Hojjat, admitiu recentemente que “a desunião entre os muçulmanos é a principal fonte dos problemas no mundo islâmico”. Outras religiões influentes, como budismo, hinduísmo e judaísmo, também estão fragmentadas em muitas seitas conflitantes.
1.1 Entenda os principais conflitos religiosos do mundo.
A religião éfrequentemente criticada com o argumento de que a maioria das guerras surge de tensões e discordâncias confessionais.
Actualmente vários países vivem intensos conflitos religiosos. No Iraque ataque suicidas de homens motivados por princípios de fundamentalismo islâmico. Outro exemplo é a Nigéria que em 2006 teve um confronto entre cristãos e muçulmanos que resultou na morte de 150 pessoas em apenas umasemana. Mas não é de hoje que este problema assola o mundo. As cruzadas por exemplo aconteceram do século VI ao século VIII e tinham como objectivo impor o cristianismo na terra santa (palestina).
1.2 Conflitos e tensões
Uma das acusações mais comuns feitas as religiões é que elas causam mais violências do que paz. Por esta óptica o mundo seria um lugar melhor sem elas e suas rixas. Debateshistóricos, guerras, lutas e disputas internas criaram os mapas contemporâneos do mundo e fizeram de modo que poucos se deram conta. Por exemplo a União Europeia crista surgiu da vivência das invasões muçulmanas nos séculos XIV e XVII e da ocupação da parte europeia oriental, pelo islão ate o século XX.
Os violentos conflitos no Iraque tem as suas raízes nas descendências entre muçulmanos sunitas exeitas no século VII, e lutas no Sudão Etiópia e Nigéria remontam em certas ares no século X.
As divisões religiosas atravessam continentes e épocas e ainda hoje influenciam a política, e economia e as comunidades. A religião é frequentemente criticada com o argumento de que a maioria das guerras surgiu de tensões e discordâncias confessionais.
Estes acontecimentos ressuscitaram a inquietantepergunta acerca da relação entre violência, guerras e religiões. Seriam elas factor de paz ou contribuiriam para agravar tensões e conflitos, com um componente explosivo, pois falam em nome de Deus. Este cliché, “guerra de religiões”, passou então a ser usado como chave de leitura para muitos outros conflitos contemporâneos.
O da Irlanda do Norte, por exemplo, em que distritos de maioria...
tracking img