Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Anhanguera Educacional

Curso: Administração

Disciplina: Comportamento Organizacional

Título: Definição de Comportamento Organizacional

Profa. Mª. Cristiane Vinholi de Brito

Elaine Santos ----------------------------------------------0000000000

Santo André, 21 de Abril de 2010

Introdução
Este trabalho visa definir o conceito de Comportamento Organizacional,compreendendo o conceito em que ele se apresenta, suas dimensões e o que as organizações estão fazendo para efetivar as dimensões do Comportamento Organizacional.
No Capítulo 1: abordaremos a definição de Comportamento Organizacional, sob a visão dos autores Derek Pugh e Wagner e Hollenbeck, fazendo assim uma comparação entre tais definições. Também será considerado um quadro comparativo entresistemas aberto e fechado.
* No Capítulo 2: Será analisada a velocidade e os efeitos das mudanças nas organizações, através de uma pesquisa sobre o conceito de inovação e o efeito desta para as organizações.
No capítulo 3: Serão abordadas as principais características de uma equipe, os estilos de atuação e a importância da liderança para as organizações.
No capítulo 4: Serão analisadas asconcepções de eficiência e eficácia e a importância da comunicação para o contexto organizacional.




Capítulo 1
Definição de Comportamento Organizacional

Definição: O Comportamento Organizacional é uma área da administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem em uma empresa, consiste num estudo sistemático do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos,grupos no ambiente das organizações.
Segundo Derek Pugh, Comportamento Organizacional é o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas.
Segundo Wagner e Hollenbeck, Comportamento Organizacional é o campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto dasempresas.
Pudemos analisar que Wagner e Hollenbeck abordam o conceito de Comportamento Organizacional numa visão mais individual, focando no comportamento humano, já Derek Pugh abrange um pouco mais a definição, com foco na estrutura e organizações, além de também tratar da temática do indivíduo.
Sistemas

Segundo W. Edwards Deming, um sistema é uma rede de componentes interdependentes quetrabalham em conjunto para tentar realizar o objetivo do sistema; um sistema deve necessariamente ter um objetivo. Sem um objetivo não existe sistema.
Toda empresa é um sistema ou estrutura unificada, composta de subsistemas inter-relacionados, onde cada um desempenha o seu papel, com um objetivo final em comum.
Características de Sistema Aberto

Em geral caracteriza-se pela preocupação na abordagemdas relações humanas, quanto à satisfação e o desenvolvimento do trabalhador, com foco no crescimento e na sobrevivência da empresa. Quando a empresa consegue harmonizar-se com seus subsistemas, consegue sobreviver continuando suas atividades.
Todo e qualquer sistema aberto apresenta os seguintes elementos ou componentes:
1. Insumos: força humana, máquinas, matéria-prima, recursosfinanceiros, etc.
2. Processamento: É a estruturação que transformará os insumos num produto final.
3. Exsumos : São os insumos após serem processados que se tornarão no produto final.
4. Entropia: É a tendência dos organismos de se desagregarem, com importação de novos componentes humanos, para continuidade de seu funcionamento.
5. Homeostase: É o processo da criação de dispositivoscorretivos, visando o reequilíbrio e soluções.
6. Retroalimentação (feedback): Refere-se à necessidade da empresa desenvolver mecanismos que captem seu impacto no mesmo, de modo a manter ou alterar seu desempenho futuro.
7. Decomposição do sistema em subsistema: A empresa é considerada como sistema, que é composta de vários subsistemas, onde as pessoas são organizadas em grupos, que por sua vez...
tracking img