Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO.
- O presente trabalho define o conceito de comportamento organizacional de acordo com o PLT e consultando o site referente ao assunto e em comparação com a definição dos autores Robert P. Vecchio e Wagner e Hollenbeck que mostram a relevância do ser humano na atuação da organização para que ela se torne eficiente e eficaz.
Para uma organização eficiente e eficaz é preciso resolverproblemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo, isto quer dizer, resolver as partes, para que o todo funcione.
Ainda dentro dessa organização a mudança está presente, pois ela é da natureza humana, porém é preciso a participação de indivíduos visionários e também de cautelosos.

- Inovação passa a ser considerada, a partir da última década, um temaestratégico na administração. Embora sendo apontada como um fator crítico para a obtenção de vantagem competitiva e estar presente em toda a história da humanidade, pouco se sabe realmente sobre como comentá-la, e quais suas variáveis incentivadoras.
No Brasil a inovação ainda é restrita como fator de estudo e divulgação de sua reprodução. Este fato se dá, principalmente, pelas características do meioorganizacional, que visualiza a inovação como uma vantagem competitiva da organização não devendo desta forma ser reproduzida; no caso é um segredo da própria organização. Essa situação levou ao desenvolvimento desta pesquisa, a qual se propôs verificar como se constitui um ambiente de inovação e de que forma elementos de uma cultura organizacional se relacionam com a inovação. Buscaram se comocorrespondentes os atores organizacionais que interagem diretamente com a inovação, bem como aqueles que vivenciam o ambiente e percebem a cultura da organização no seu dia-a-dia. Utilizou-se para isto um levantamento com amostragem intencional, respondido por 7 (sete) empresas e por 30 (trinta) representantes de cada empresa. As empresas pesquisadas são todas brasileiras e de diversos ramos deatuação. Possuem tamanhos diferenciados, assim como se situam em diferentes regiões do Brasil. O faturamento e o número de empregados também não são fatores semelhantes entre elas. A diversidade das características foi proposital para que se pudesse tentar averiguar semelhanças de características da cultura, mesmo em empresas tão diferentes. A pesquisa foi dividida em duas etapas denominadas diagnósticase validação. Na etapa de diagnóstico, fez-se um levantamento qualitativo e quantitativo em 3 organizações, confirmando-se os dados obtidos, nesta etapa de validação, com mais 4 organizações. Como conclusão, pode-se afirmar que o ambiente inovador foi observado nas 7 organizações pesquisadas, através da análise dos fatores do ambiente. As conclusões acerca dos elementos que formam a cultura daorganização e sua relação com a inovação pode-se afirmar que os mesmos são os valores, as crenças e pressupostos, os rituais e cerimônias, as estórias e mitos, os tabus, os heróis, a comunicação e os artefatos e símbolos. Destacam-se, destes elementos, os tabus, que constituem algo que as pessoas “não concordam nem discordam”, isto é, preferem não relacionar. Na etapa de validação os mesmoselementos foram encontrados, com menor incidência dos artefatos e símbolos. Desta forma, o pressuposto levantado na pesquisa pode ser confirmado, isto é, organizações que possuem inovação em seu resultado final, possuem realmente elementos de cultura que podem estar propiciando e incentivando o desenvolvimento. Palavras-chave: Inovação; Ambiente de Inovação; Cultura Organizacional; Cultura de Inovação;Elementos de Cultura Organizacional;

- O assunto abordado neste trabalho tem como objetivo esclarecer sobre conceitos de grupo e equipe e apresentar como o fundamento de uma equipe é formado e o trabalho de uma equipe dentro das organizações e como vem surgindo e com isso como e quando uma equipe passa ser um grupo.
O processo de equipe está vinculado á constantes trabalho e ás transformações...
tracking img