Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Profª. Ma. Cristiane Vinholide Brito

Desafio de Aprendizagem – Comportamento Organizacional

2012

Conceitos de Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional é uma área de especialidade que estuda o comportamento humano dos indivíduos, grupos e a estrutura dentrodas organizações, buscando aplicar os conhecimentos obtidos para que haja uma redução da rotatividade e absenteísmo e conquistar maior produtividade, melhoria e eficácia no desempenho da mesma.
Segundo Robbins, “O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito deutilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade,produtividade, desempenho humano e administração.” (ROBBINS, 2005, p. 6)
Já Chiavenato diz que, “O comportamento organizacional (co) refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e com influência das organizações sobre as pessoas e os grupos. Na realidade, o CO retrata a contínua interação entre pessoas eorganizações que se influenciam reciprocamente. Constitui uma importante área de conhecimento para toda pessoa que necessite lidar com organizações, seja para criar novas organizações, mudar as já existentes, trabalhar nelas, investir nelas ou, mais importante ainda, dirigi-las.” CHIAVENATO, 2004, p.4).
Comparando as diferentes definições de Comportamento Organizacional entre Robbins eChiavenato, percebemos que ambos abordam a mesma temática, destacando o impacto e a influência que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro da organização e assim reciprocamente. Sendo assim, são influenciadas umas pelas outras no decorrer de trabalhos desenvolvidos dentro dessas organizações.
Segundo Robbin e Chiavenato, o objetivo do estudo do Comportamento Organizacionalé fazer com que essas influências melhore o desempenho das organizações e empresa e tenha como conseqüência uma maior e melhor produtividade vindo de seus trabalhadores.


Sistemas abertos e fechados

SISTEMAS ABERTOS | SISTEMAS FECHADOS |
CONCEITO |
O sistema aberto se caracteriza pela interação e intercâmbio contínuo com o meio, recebe e descarrega algo aos outros sistemas. Nodecorrer de algumas influências o sistema reage adaptando-se e ajustando-se para sobreviver no seu ambiente, mudando sua estrutura sem que ocorra a perda de foco identidade e coerência. Essa troca faz com que o sistema se mantenha vivo sem perder sua fonte de energia. EXEMPLOS: Corpo humano, vida vegetal, empresa, etc. | O sistema fechado não mantém intercâmbio com o ambiente. Assim, não sofre e neminfluencia outros ambientes. É caracterizado por ter um comportamento determinado e programado. É permitida a troca de energia, porém, não de matéria entre o sistema e a vizinhança. EXEMPLOS: Mecanismo de relógio, estrutura, máquinas, etc. |

ETAPA 2 PASSO 1 E 2
CONCEITOS DA INOVAÇÃO

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, aInventta considera que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.
Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de...
tracking img