Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Desde tempos primitivos os homens procuravam uma maneira para melhorar ou resolver seus problemas práticos que surgiam no dia-a-dia, ou seja, tomar decisões, faziam projetos, dessa forma justifica-se o porquê a administração é uma palavra antiga, porém é difícil precisar até que ponto os homens da Antiguidade, principalmente a partir da Idade Média tinham consciência de queestavam praticando a arte de administrar.
Hoje, além da palavra a ser utilizada para comerciais, industriais, de serviços, etc., grandes ou pequenos, representa e devido a vários estudos sobre a ciência da administração.
Neste trabalho propõe falar um pouco sobre a história da Administração. Seu surgimento, evolução e idéias durante o passar dos anos. E como a área de Recursos Humanos se encontra naatual conjuntura.


A Psicologia e suas contribuições.

A psicologia é o estudo cientifico do comportamento humano e dos processos mentais em todos os seus aspectos. E, graças ao surgimento de novas tecnologias de pesquisas, novas formas de investigação, novas abordagens nos estudos que envolvem o comportamento e o processo mentais, bem como a colaboração de outras ciências, a psicologiaganha um caráter específico e uma contínua redefinição, pelo fato de envolver várias áreas de estudo.

Dessa forma, a sua contribuição é bastante ampla e de suma importância para o ser humano em todas as situações de sua vida, conforme pode ser visto:

Psicologia de desenvolvimento – visa estudar o crescimento físico e mental dos seres humanos desde antes do seu nascimento até a velhice.Psicólogos infantis especializam-se em bebes e crianças interessados na formação de sua personalidade sua socialização no meio em que vivem. Os psicólogos da adolescência são especializados no desenvolvimento humano desse período da vida, são interessados em saber o modo a puberdade, as mudanças no relacionamento com seus colegas e com seus familiares e a busca de sua própria identidade tornam-se umperíodo bastante difícil na vida de alguns jovens. Os psicólogos da maturidade estes voltados para os adultos e as mais diferentes maneiras pelas quais os indivíduos vão se ajustando aos parceiros ao papel dos pais à aposentadoria à perspectiva da morte.
Psicologia Fisiológica – Os psicólogos fisiologistas investigam a natureza biológica do comportamento, dos pensamentos e das emoções humanos. Mas osneuropsicólogos atuam de forma específica no cérebro e no sistema nervoso e os psicobiólogos na bioquímica do corpo e na forma como os hormônios, com relação à hereditariedade, ou seja, os estresses geram doenças conforme as condições biológicas da vida do ser humano.
Psicologia experimental – Os psicólogos experimentais conduzem pesquisas sobre processos psicológicos básicos, entre eles aaprendizagem, a memória, as sensações, a percepção, a cognição, a motivação e as emoções.
Psicologia da personalidade – Os psicólogos da personalidade estudam as diferenças que existem entre os indivíduos com relação a traços como ansiedade, sociabilidade, auto-estima, motivo de realização e agressividade, buscando determinar as causas pelas quais algumas pessoas são temperamentais e nervosas enquantoque outras não.
Psicologia clínica e aconselhamento psicológico – Os psicólogos clínicos se interessam em diagnostico, nas causas e no tratamento dos distúrbios psicológicos, Enquanto que os psicólogos de aconselhamento se preocupam com problemas de adaptação a um contexto, que a maioria das pessoas enfrenta em algum momento da vida. Ambos também se dedicam a pesquisas sobre as causas dosdistúrbios.
Psicologia social – Os psicólogos sociais estudam de que maneira as pessoas influenciam uma às outras. Como por exemplo, se as pessoas que fazem parte de um grupo ou estão em meio a uma multidão se comportam de maneira diferente de quando estão sozinhas.
Psicologia industrial e organizacional (I/O) – Estes psicólogos preocupam-se com questões práticas como, por exemplo, selecionar e...
tracking img