O papel da escola e do professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Papel do Professor e o Processo Ensino Aprendisagem
O PAPEL DO PROFESSOR E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM FRENTE À DIVERSIDADE DOS EDUCANDOS
A reflexão pedagógica sobre sua própria prática educativa, bem como as concepções implícitas nela, constitui condições necessárias, embora não de forma suficiente, para uma mudança de postura e abordagem quanto ao papel do professor no que concerne aoprocesso ensino aprendizagem. Borges (2001, p.59), em sua obra, dispõe que: “Nesta virada do século, o maior desafio parece ser a mudança na forma de pensar, (mudança na forma de olhar), pois a complexidade de sistemas só poderá ser apreendida na busca da unidade pela diferença”.
A respeito do aprendizado Maria Elisabette Prado (1993, p 98) diz: “...o aprendizado de um novo referencial educacionalenvolve mudança de mentalidade... Mudança de valores, concepções, idéias e, conseqüentemente de atitudes, não é um ato mecânico. É um processo reflexivo, depurativo, de reconstrução, que implica em transformação e, transformar significa conhecer”.
Na verdade o maior desafio atualmente está centrado justamente na formação dos professores, tendo em vista a complexidade teórica e prática quecondiciona a sua função como docente, membro social e formador de opiniões.
Com uma prática atual que se desvincula, enquanto processo, de qualquer arcabouço teórico (exceto quando da utilização de uma "técnica" específica) e com fragmentos de teorias que não se refere a nenhuma prática real, concreta, é extremamente difícil para este professor perceber o que está "por trás" (oculto) daquilo que estáfazendo, do modo como está fazendo. É uma reflexão se a sua formação está efetivamente alçando o seu papel na construção de conhecimentos de seus alunos.
Dizendo de outra forma e seguindo a visão de Nóvoa (1995), é visível que as mudanças no processo educacional, não só no Brasil, mas em todo o mundo, são imperativas. Os processos utilizados já não atendem mais às condições de aprendizagem do homemmoderno, caracterizadas pela necessidade de independência na busca de informações e construção do conhecimento, imposta pelas rápidas mudanças sócio-culturais e tecnológicas a que está submetido. Tornou-se complicado pensar e abordar o "ensino" de acordo com os paradigmas tradicionais, sem correr o risco de se estar desatualizado e oferecer "receitas" que já não funcionam. Será que algum diafuncionou? Será que formávamos cidadãos críticos, participativos e atuantes nas escolas? Será que dávamos oportunidades de aprendizagens e formação acadêmica aos pertencentes à massa trabalhadora e excluída? Valente (1993, p.41), sabiamente mostra que: “...a análise dos resultados do paradigma instrucionista são desoladores: provocamos o êxodo do aluno da escola ou produzimos um educando obsoleto. Osque abandonam a escola engordam a fileira dos fracassados, dos que não conseguem aprender. Os obsoletos não conseguem acompanhar o desenvolvimento atual da sociedade, mais especificamente não estão preparados para trabalhar no novo sistema de produção de bens e de serviços”.
Isto é, a abordagem tradicional não atende os anseios da educação contemporânea, e o professor deve estar atento àsmudanças e atualizado. Mas não basta o professor se empenhar em estudar, aprender a aprender, desenvolver metodologias e estratégias para atender essa diversidade de alunos que temos hoje nas escolas públicas se o método utilizado por essas escolas são tradicionalistas e padronizados, onde pretendem tratar os alunos como unidades iguais, sem levar em conta suas diferenças. Estamos falando das escolas ondese seguem apostilas. Será que não é retroceder? Será que todos os alunos estão aprendendo? Será que com método apostilado os alunos realmente estão aprendendo com melhor qualidade?
Penso que nossos alunos de escolas públicas, que não tiverem acesso uma diversidade de materiais letrados em casa, que não tiverem oportunidade de desenvolverem certas habilidades e não obtém orientação em casa...
tracking img