Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

PERÍODO: 1º SEMESTRE - 2012




















COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


RESUMO DO LIVRO PLT 111

CAPÍTULO 2

- O QUE VEM A SER COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL;
- CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: SURGIMENTO E INFLUÊNCIAS;
- CONTRIBUIÇÕES INTERDISCIPLINARES;
- COMO EFETUAR O ESTUDO DE CO;
- COMPORTAMENTOORGANIZACIONAL E SUA ORIENTAÇÃO CONTINGENCIAL;
- PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE ESTUDO PARA A ÁREA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.












O QUE VEM A SER COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?

As organizações necessitam de conhecimentos de finanças, de marketing e produção, só para exemplificar algumas áreas e para terem êxitos em suas atividades. E para terem êxitos decurto e medio prazo, necessita se de organizações que são as proprias pessoas que nelas operam, é aforça de trabalho, que as pessoas dão a sustentação a uma produção constante e de qualidade. E é ai que o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente entra em jogo. E é exatamente está a área coberta pelo que chamamos de ComportamentoOrganizacional.
À dois novos elementos que reputamos como essenciais:
a) A pesquisa, pois o CO necessita tanto investigação quanto aperfeiçoamento para se manter viável e útil e não se tornar obsoleto.
b) A interdisciplinaridade,já que CO não deve ser considerado uma disciplina, mas sim uma área de conhecimento onde múltiplas disciplinas das Ciências Comportamentais trazer sua contribuição.CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: SURGIMENTO E INFLUÊNCIA:

Como um conjunto científico de disciplinas, as ciências comportamentais encontram-se em um estágio de desenvolvimento aquém das ciências biologicas e fìsicas. O termo ciência comportamental começou a ser usado na década de 50 e foi associado a uma concessão da Fundação Ford que dava suporte ao Programa de CiênciaComportamental. Tais informações de caráter variado e complexo, uma vez processadas e ordenadas, nos permitem estudar o funcionamentodas pessoas nas organizações de uma forma sistemática e nos levar além da simples intuição, ainda que esta, como veremos, continue sendo de extrema relevância.


CONTRIBUIÇÕES INTERDISCIPLINARES:

O Comportamento Organizacional é uma área de conhecimentointegrante das ciências sociais que analisa o comportamento.
A Psicologia ajuda os praticantes de CO compreenderem os microproblemas da vida organizacional, tais como percepção, motivação, aprendizagem e a dinâmica dos pequenos grupos.
As teorias psicossociais explicam o comportamento dos grupos, poder, liderança, conflito, o stress no trabalho e a avaliação de desempenho.A Sociologia afeta o CO especialmente no nível macro: o ambiente organizacional, tecnologia, estrutura, conflito e mudança.
A Antropologia contribui para uma análise cultural do conflito.
Por fim, a Ciência Política contribui especialmente para um melhor entendimento do poder, como este se distribui na organização.



COMO EFETUAR O ESTUDO DE CO:

OComportamento Organizacional baseia-se no método científico, que prevê observação, predição e mensuração.. O método científico nos auxilia a explicar e, até certo ponto, predizer o comportamento das pessoas na organização. Alguns alunos se perguntam por que o método cient´fico é tão importante para as ciências, em geral, e para o CO, em particular. A resposta parece-nos bastante simples: o métodocientífico permite uma certa previsibilidade e a habilidade de generalizar de uma situação para outra. Permite também que os praticantes de CO estudem, de forma sistemática, os problemas com que se deparam na organização e não tenham de confiar única e exclusivamente na intuição. Em nossa visão, não se trata de abandonar a intuição pelo método científico, mas sim de ampliar nossa forma de análise com o...
tracking img