Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Centro de Educação a Distancia Anhanguera

Polo Aero Rancho.

Gestão Tecnologia em Marketing e Gestão Tecnologia em Recursos Humanos



Franciely Durães Leal RA: 367201 Marketing

Ramão Rodrigues da Silva RA: 354338 Recursos Humanos

Adevair Teodoro de Carvalho RA: 353740 Recursos Humanos

Jhonny Marques Rodrigues RA: 368837 Recursos Humanos







Técnicas deNegociação



Semi Presencial: Professora Maria Cristiane Vinholi de Brito

Presencial: Professora Ideníria Abreu de Paula













Campo Grande- MS,Abril/2012

Introdução
Caros colegas, mostraremos a vocês a importância de estudar sobre o comportamento organizacional, o seu uso no nosso dia-dia, suas aplicações nos nossos relacionamentos detrabalho, familiar, cultural e outras aplicações, e através destas informações queremos demonstrar as formar de organização que nos servira para usar no decorrer de nossas vidas. Apresentaremos os conceitos de comportamento, onde mostraremos seu foco que é voltado ao ser humano, como vivem em grupo, suas ações, relacionamentos a fim de mostrar qual o impacto que grupos, individuam e estruturas têm sobreuma organização. Mostrar a influencia que membros de um grupo podem ter sobre seu grupo e em outros grupos, definir as formas de comportamento organizacional, para direcionar o seu uso correto e sua eficiência quando bem utilizado. Mostrar as suas formas entre aberto e fechado, e quando estão sendo utilizados e suas características que as diferenciam uma das outras. O comportamento organizacionaltem como características o ser humano como fonte de estudo; é o ser humano sua maior referencia, pois para que possamos conhecer através de estudos, os atos e atitudes que as pessoas demonstram em uma organização, aberta ou fechada.
Segundo as palavras de Douglas McGregor, in The Professional Manager “muito do comportamento que hoje nós vemos em uma típica organização industrialnão é uma consequência da natureza humana; é uma consequências da forma como nós organizamos, da forma como nós gerenciamos as pessoas”, esta é uma forma de dizer que a influência de outras pessoas ou de um endividou pode determinar a forma de agir de um grupo e determinar sua forma de trabalhar em sociedade, e até mesmo entre sua família. Derek Pugh define comportamento organizacional como “oestudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”. Desta forma podemos entender que tanto o grupo como seus indivíduos são fontes de estudo. O estudo do comportamento organizacional se baseia em prever observação, predição e mensuração. Método cientifico para auxiliar a explicar e, até certo ponto predizer ocomportamento das pessoas na organização. Esperamos que após conhecer as informações apresentadas no decorrer do texto a seguir, possamos demonstrar o quanto o estudo de comportamento organizacional é importante, pois através dele é que vivemos no nosso dia-dia, e é fundamental para o convívio em sociedade.
Definição de comportamento organizacional
Comportamento organizacionalconsiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações no intuito de alcançar produtividade, reduzirem o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Na visão de Robbins (2002:6): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estruturatêm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. “ainda segundo o autor”, por ser um campo de estudos, torna–se importante analisar três determinantes: indivíduos, grupos e estrutura e aplicando-se os resultados desse estudo nas organizações, para que elas tenham resultados positivos e pessoas...
tracking img