Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE JARU
UNICENTRO- UNIÃO CENTRO RONDONIESE DE ENSINO SUPERIOR
GISLAINE GLOWASKY HERRMANN
JAQUELINE CANDIDA PACHECO
SILVIA








































COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL












































JARU
2011
GISLAINE, JAQUELINE, SILVIA














































COMPORTAMENTO ORGANIZACIONALProjeto apresentado à faculdade de educação de Jaru. Junto a UNICENTRO como pré-requisito para a obtenção de nota Bimestral em Administração matéria Gestão de Pessoas, sobre a orientação da professora Tatiana Gigliolla Bernardinho dos Santos.












JARU
2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4
1.1 CONCEITUAÇÃO 4
1.2 CONCEITUAÇÃO DEORGANIZAÇÃO 4
1.2.1 CULTURA ORGANIZACIONAL 5
1.2.2 CLIMA ORGANIZACIONAL 6
1.2.3. VALORES 6
1.2.4 COMUNICAÇÃO 7
1.3 O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL 8
1.4 CONFLITOS ORGANIZACIONAIS 10
1.5 LIDERANÇA 10
1.5.1 DIFERENÇA ENTRE LÍDER E O ADMINISTRADOR 11
1.5.2 ESTILOS DE LIDERANÇA 12
1.5.3 ASPECTOS ESSENCIAS AO EXERCÍCIO DA LIDERANÇA 12
2 MOTIVAÇÃO 14
2.1 TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES 15
2.2ROTATIVIDADE DE PESSOAL 15
2.2.1 ROTAÇÃO DE FUNÇÕES 16
2.2.2 SUBSTITUIÇÕES TEMPORÁRIAS 17
2.2.3 ABSENTEÍSMO 17
CONCLUSÃO 18
3. ORÇAMENTO 19
ANEXO 20
FICHAMENTO 3
COMPORTAMENTO DO LÍDER 3
ESTRUTURA DA ORGANIZAÇAO 4
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA PESQUISA 5
PIRÂMEDE DE MASLOW 6
ORGANIZAÇÃO X ADMINSITRAÇÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3


INTRODUÇÃO

Esta pesquisa acadêmica tem como objetivo compreender oindivíduo, grupos e estruturas dentro das organizações com um vasto conhecimento e uma ferramenta eficaz para entender os relacionamentos interpessoais. As informações foram obtidas através de pesquisas bibliográficas por acadêmicos do curso de Administração da Faculdade de Jaru – UNICENTRO, com intuito de analisar os benefícios que o bom ambiente organizacional proporciona para as empresas.Com o crescimento das organizações, fez se necessário analisar o ambiente organizacional das empresas, entenderem as necessidades do individuo e de todo o grupo. O Comportamento Organizacional possui diversos sistemas de treinamento visando à melhoria de todos para obter sucesso envolvendo os indivíduos para o mesmo objetivo e propósito da corporação.
Através das ferramentas utilizadasdentro do comportamento organizacional é possível entender a tamanha necessidade de uma estrutura eficaz, onde o desenvolvimento organizacional é fundamental para o êxito das organizações.
A aceitação da autoridade dentro da organização é fundamental para a tomada de decisões e evitar que o colapso ocorra através das divergências entre os grupos e indivíduos atrapalhando o objetivo daempresa.
A motivação como destaca Paul E. Spector, ainda está sendo estudada, não tem uma definição concreta, mas Maslow destaca como parte do quadro motivacional, a chamada pirâmide de Maslow, que há várias necessidades que contribui para o psicológico motivacional do indivíduo, mas a principal delas é a necessidade fisiológica, onde o indivíduo satisfaz suas necessidades primárias, como,alimento, água, entre outros, que se não for suprida leva um indivíduo a desmotivação, atrapalhando seu crescimento profissional.
A rotatividade só poderá trazer benefícios a partir do momento que os substitutos bons são encontrados para suprir as necessidades organizacionais, caso contrário trará desconforto para a empresa.
O líder tem que saber trabalhar tanto a Tunover , como oabsenteísmo dentro da organização, para que ambos estejam satisfeitos, evitar que o comodismo do profissional e o índice de demissões aumente,abrindo portas para um crescimento maduro, formando verdadeiros seguidores, esse que por sua vez tomará atitudes tendo como base a interação da equipe e satisfação num todo.

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL




1.1 CONCEITUAÇÃO



Segundo Robbins (2002), `` O...
tracking img