Eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Quando falamos da manutenção em uma indústria, seja de sistemas elétricos ou mecânicos, costumamos separá-las em três tipos:
 Corretiva:
• A manutenção é feita apenas quando um equipamento quebra ou para de funcionar. Em equipamentos de grande importância na planta industrial, este é um método caro e pouco funcional.
• Uma parada não programada faz com que a empresarecorra a uma manutenção emergencial, muitas vezes pagando mais caro tanto pelos materiais a serem substituídos quanto pela mão-de-obra.
• Além disso, esta parada reduz os índices de performance da produção da empresa e podem provocar grandes prejuízos financeiros com atrasos, cancelamentos de pedidos, entre outros.
 Preventiva:
• Consiste em programar revisões ou troca de componentesbaseados no fator tempo de utilização. É muito eficaz para problemas simples, porém não resolve degradações relacionadas a má utilização de componentes ou componentes com vida útil menor do que a esperada.
• Depende muito dos tempos de utilização adotados para troca (normalmente baseados em estimativas ou levantamentos empíricos), uma vez que se forem subestimados poderão ocorrer problemas noprocesso e se forem superestimados haverá desperdício na troca de um componente que ainda não chegou ao final de sua vida útil.
 Preditiva:
• É a maneira mais inteligente de se realizar a manutenção, porém, devido ao seu custo, é mais aplicável a processos essenciais de uma planta industrial.
• Consiste em monitorar os parâmetros (elétricos, mecânicos, temperatura, viscosidade de óleos,entre outros.) de forma a ser possível identificar se o sistema está funcionando da maneira correta ou não.
• Para exemplificar a eficácia deste método, basta dizer que, com ele é possível detectar qual componente de um complexo sistema está com defeito, bem como prever em quanto tempo ocorrerá uma parada se não for feita uma intervenção.
• Existem diversas formas – baratas e caras – de serealizar a manutenção preditiva, sendo que sua eficácia dependerá sempre da especialização e conhecimento técnico do pessoal de manutenção envolvido.
        Nos últimos tempos, nota-se uma mudança de postura nas indústrias: a manutenção não é mais encarada como um mero gasto, mas sim como um investimento que garante a confiabilidade da planta e reduz paradas não programadas, que são as grandesvilãs do planejamento de uma indústria.

4. Atividades realizadas
4.1 Planejamento:
A forma de planejamento da manutenção na Roca Brasil segue os seguintes critérios:
• Parada de setup – PPE, entre os intervalos de limpeza, executa-se ajuste de corretiva ou preventiva, se houver necessidade.
• Entre os finais de semana, manutenção preventiva nas linhas de produção.
• Nos projetosde melhorias das linhas de produção, segue alguns procedimentos como: Quantidade de materiais a ser executado, custo e beneficio.
4.2 Pesquisa
Nas melhorias da linha de produção, existe uma atenção especial, sobre que tipo de material se deve investir nas maquinas, como: Durabilidade, qualidade, custo, beneficio, fragilidade, modernidade. E com essas pesquisas, estamos tendo resultadosatisfatório como qualidade e produtividade.
4.3 Execução
Antes de qualquer execução seja de melhorias ou preventiva, analisamos primeiro as paradas emergenciais durante o processo de produção. Com isso, programamos os serviços a serem executados.
4.5 Reuniões
As reuniões da Equipe da manutenção são realizadas mensalmente, onde são abordadas todas as ocorrências de parada para manutenção corretiva,preventiva e melhorias do equipamento.
5. Descrição das atividades


5.1 Instalação do inversor de frequência WEG CFW08
[pic]
Foto 01 - Inversor de Freqüência CFW08
5.1.1 Definição
Componente que varia a freqüência elétrica, usado para o controle de velocidade dos motores elétricos de indução trifásicos. A alimentação desses aparelhos pode ser monofásica ou trifásica, dependendo de sua...
tracking img