Cancer de mama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é um tumor que se origina quando as células da mama começam a se dividir e multiplicar de maneira desordenada, originando uma neoplasia. Eles podem ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, sendo que nas mulheres é muito mais freqüente. Os cânceres de mama podem ser:
- Carcinoma ductal: quando as células envolvidas são os ductos mamários. Podemser in situ, quando não ultrapassam as primeiras camadas de células, ou invasor, quando acomete tecidos vizinhos;
- Carcinoma lobular: quando as células são lóbulos (ou bulbos) que produzem o leite. Esse tipo de tumor também pode ser in situ ou invasor e normalmente acomete as duas mamas;
- Carcinoma inflamatório: é um tipo raro de câncer de mama que compromete toda a mama por ser altamenteinvasor, deixando-a quente, inchada e vermelha, como numa inflamação.
- Sarcoma de mama: são tumores originados dos tecidos conjuntivos (músculo ou gordura) da mama. Podem ser: fibro-histiossarcoma maligno, fibrossarcoma, leiomiossarcoma;
- Tumores raros de mama, como a doença de Paget, que se inicia no mamilo; linfomas, que acometem o sistema linfático da mama; carcinoma mucinoso, carcinoma medular,carcinoma tubular, carcinoma papilífero, tumor filóide maligno, dentre outros.

Idade: geralmente aparece em mulheres acima de 50 anos
historia pessoal ou familiar: mulheres que já tiveram câncer tem chances de desenvolver em outro seio também .Em mulheres que tem parente em primeiro grau (mãe,irmã ou filha) diagnosticado o câncer de mama tem o risco aumentado este risco se eleva se tiver maisde um parente com câncer de mama
Longa historia menstrual: mulheres que iniciam a menstruação antes dos 12anos ou tiveram menopausa apos os 55 possuem o maior risco
Não ter engravidado : ou ter engravidado tardiamente mulheres que engravidaram pela primeira vez apos os 35 anos ou que não tiveram nenhuma gestação possuem maior risco .Acredita-se que a gestação obriga as glândulas mamarias ase maturarem ao se preparar para produzir leite.
Obesidade: a gordura secreta hormônio feminino aumentando o risco do câncer de mama
Mutações genéticas : algumas mutações genéticas (brca1 oubrca2)estão associadas com um risco aumentado para o câncer de mama .Tentes para identificar essas mutações já existem mas não são recomendados só em casos apropriados.
Doença benigna de mama: a hiperplasiaatípica uma condição anormal ,mas não cancerosa é fator de risco para o câncer de mama .
Uso de hormônios exógenos(anticoncepcionais,reposição hormonal) : estudos recentes mostraram que estes hormônios podem estar associados a um aumento do risco significativo para o câncer de mama.
O auto exame é uma das principais formas de diagnostico.


















O QUE PODE CAUSARCÂNCER DE MAMA?

Exposição excessiva a hormônios:
* Terapia de reposição hormonal (hormônios usados para combater os sintomas da menopausa) que contenham os hormônios femininos estrogênio e progesterona aumentam o risco de câncer de mama. Não tomar ou parar de tomar estes hormônios é uma decisão que a mulher deve tomar com o seu médico, pesando os riscos e benefícios desta medicação.
*Anticoncepcional oral (pílula) tomado por muitos anos também pode aumentar este risco.
* Retirar os ovários cirurgicamente diminui o risco de desenvolver o câncer de mama porque diminui a produção de estrogênio (menopausa cirúrgica).
* Algumas medicações "bloqueiam" a ação do estrogênio e são usadas em algumas mulheres que tem um risco muito aumentado de desenvolver este tipo de câncer. Usar estasmedicações (como o Tamoxifen) é uma decisão tomada junto com o médico avaliando os risco e benefícios destas medicações.


Radiação:
* Faz parte do tratamento de algumas doenças irradiar a região do tórax. Antigamente muitas doenças benignas se tratavam com irradiação. Hoje, este procedimento é praticamente restrito ao tratamento de tumores. Pessoas que necessitaram irradiar a região do tórax ou...
tracking img