Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância





Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Comportamento Organizacional
Profª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito
Tecnologia em Gestão de Logística.







São Caetano do Sul / SP
2012



Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância





Atividade Prática SupervisionadaDisciplina: Comportamento Organizacional
Profª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito
Tecnologia em Gestão de logística




Trabalho apresentado para o curso de logística Universidade Anhanguera, como exigência parcial para a conclusão 1º Período.
Professor EAD:
Professor Tutor EAD: Gisele B. Quierelli.
Professor Tutor Presencial: Valéria Calipo.








São Caetano do Sul / SP
2012RESUMO
O trabalho aborda os variados aspectos do comportamento humano, dentro das organizações. Analisando o desempenho profissional e o impacto das mudanças no ambiente de trabalho, pois a sempre resistência às mudanças e onde o líder deve intervir para preservar os interesses das organizações e a motivação do grupo, a inovação no cenário atual e os aspectos econômicos e educacionais onde ficaclaro que o sistema de ensino não esta ajustado para lidar com pessoas criativas e o cenário econômico é desencorajador, trabalho em equipe uma necessidade para o sucesso da organização, pois sem trabalho de equipe e objetivos comuns todo tipo de projeto esta destinado ao fracasso. Percepção do ambiente de trabalho e das pessoas que compõe o grupo é essencial para análise do cenário trabalhistae suas regras para poder focar os indivíduos e suas necessidades, comunicação item indispensável dentro das organizações para definir ações, objetivos e interesses comuns.




SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
I COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.
1.2 DESEMPENHO DO PROFISSIONAL ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.
1.3 VISÃO SISTEMICA E MUDANÇA ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.
IICAPÍTULO – INOVAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES 9
III CAPÍTULO – TRABALHO EM EQUIPE UMA VANTAGEM COMPETITIVA 11
IV CAPÍTULO – PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO 13
CONCLUSÃO: 14
REFERÊNCIAS 15
ANEXOS 15




INTRODUÇÃO



O presente trabalho define o conceito de comportamento organizacional de acordo com o PLT e consultando o site referente ao assunto e em comparação com a definição dos autores Robert P.Vecchio e Wagner e Hollenbeck que mostram a relevância do ser humano na atuação da organização para que ela se torne eficiente e eficaz.
Para uma organização eficiente e eficaz é preciso resolver problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo, isto quer dizer, resolver as partes, para que o todo funcione.
Ainda dentro dessa organização a mudança estápresente, pois ela é da natureza humana, porém é preciso a participação de indivíduos visionários e também de cautelosos.




















1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Com a finalidade de levantar subsídios para uma definição de Comportamento Organizacional, procedemos à leitura e análise do livro-texto (PLT) e do artigo sugerido:
a) PLT: de acordo com Caravantes(2008), Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas, a empresa e a organização em si, visando a melhoria da eficácia organizacional e o crescimento pessoal.
b) Artigo indicado nas ATPS: segundo Sampaio (2010), Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dosindivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Da síntese das idéias acima expostas sugerimos o seguinte conceito de comportamento Organizacional:
Comportamento Organizacional é o estudo do que as pessoas fazem no ambiente de trabalho, e de como afeta o desempenho das empresas....
tracking img