Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1
PASSO 2: DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
As organizações exercem uma importância significativa na sociedade na qual estão inseridas e na vida das pessoas que compõem tal sociedade por modelarem o comportamento, atitudes, ações e necessidades dessas pessoas em diferentes organizações distintas ou em grupos dentro da mesma organização, de maneira que os impactos causados por essaspessoas que são membros de determinadas organizações é objeto de estudo do comportamento organizacional que por sua vez trata-se de um ramo da ciência administrativa.
Sendo assim pode-se definir comportamento organizacional como o estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir oabsenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
O comportamento organizacional possui por finalidade explicar, prever e controlar o comportamento humano visando um aumento ou melhoria na qualidade do trabalho na empresa e conseqüentemente melhores índices de produtividade. A explicação consiste na análise e avaliação dos motivos que levaram à tona acontecimentos dentro daorganização, a previsão trata-se da aplicação dos resultados alcançados na explicação através de uma ação específica oriunda da fase explicativa, e por fim o controle implica na contribuição que o comportamento das pessoas que constituem a organização trará sobre o trabalho, gerando assim eficácia sobre o objetivo proposto, vale ressaltar que o controle se trata de uma fase difícil uma vez que setorna complexo o monitoramento do comportamento do ser humano.
O comportamento organizacional é uma área de grande importância na formação de administradores e gestores, trata-se uma ciência aplicada e que engloba conceitos de várias disciplinas como psicologia, sociologia e administração, é uma abordagem integrativa onde há a combinação de desenvolvimento técnico conceitual, bem como com oaprendizado natural é voltada para quatro tipos de comportamento, produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional e por fim é preocupada com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e eficácia.
As principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais e possui por oportunidades e desafios o aumento daprodutividade e qualidade dos produtos de uma empresa, melhoria das qualidades humanas, administração da diversidade da força de trabalho, resposta à globalização, fortalecimento de pessoas, estimulação à inovação e mudanças, lida com temporariedade, ajuda de funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, e quanto aos desafios o declínio da lealdade dos funcionários, amotivação de trabalhadores a manter a competitividade global das organizações e melhorias no comportamento ético constituem-se entre os mais importantes.

ETAPA 2
PASSO 1
“É você transformar algo q é ultrapassado, para algo novo idéias alternativas diferentes pra alguma coisa.”
Alba Meire Dutra Carvalho, 25 anos.

“acho que é fazer algo diferente do que já foi feito, inovar, renovar-seaprofundar.. fazer melhor do que já foi criado, se reinventar.
Jeânia Martins, 25 anos.

“exploração com sucesso de novas idéias!”
José Messias, 26 anos.




INOVAR é ter uma idéia (pensamento, produto, serviço, etc.) que ninguém tem ou irá imaginar, mas é preciso de sucesso para inovar e vice-versa, mas não só ter uma idéia. É necessário que ela se sobressaia sobre as demais (Empresas), tendouma exploração boa sobre a idéia e a marca, garantindo sucesso.
Pedro Henrique Lourenço Brito Oliveira, 23 anos






PASSO 2
Diante de um mundo globalizado e competitivo no que diz respeito às empresas e seus respectivos produtos, a inovação é um dos maiores desafios do mundo corporativo moderno e é um diferencial que faz com que determinada organização se sobressaia a outras.
Tendo em...
tracking img