Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

 
 

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Comportamento Organizacional


Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

 
 


 






INTRODUÇÃO





O ser humano está em constantes mudanças e as organizações também estão alterando suas disposições e estruturas isso ocorre devido o processode globalização que tem como uma das características a facilidade na troca de informações entre as nações que influenciam e são influenciadas tanto no que diz respeito à cultura social como na tendência comercial. Isso nos mostra que vivemos em ambiente que não é estático, o que conclui que estamos permanentemente tendo que alterar nossa postura diante do mundo. Sem estas alterações continua nãoexistindo a garantia de que uma pessoa ou organização possa continuar tendo sucesso.

Neste trabalho obtemos a conclusão da importância de buscar constantemente o entendimento do Comportamento organizacional, pois certamente nos dará a facilidade de sermos pessoas melhores e gestores capazes de buscar a solução de conflitos internos entre setores de uma empresa como também conflitos externosentre a organização e seus clientes ou fornecedores.

Todas as pesquisas realizadas nos forneceram que o individuo dentro da organização tem papeis fundamentais para a busca constante dos objetivos ou metas das organizações.

Tentaremos repassar da melhor forma possível o entendimento do CO e sua importância para o bom desempenho da organização, que antes de tudo deve buscarsatisfazer as necessidades dos teus colaboradores e posteriormente a busca incessante de ter seus objetivos alcançados e solidez no mercado tão competitivo.







Capitulo 1


Conceito de Comportamento Organizacional.

O CO (Comportamento Organizacional) consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente dasorganizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Derek Pugh(1966; 1969): Este conhecido autor inglês desta área define Comportamento Organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas, defendendo a ideiade tratar-se de uma ciência emergente e quase independente, apoiada em outras disciplinas como Psicologia, Sociologia e Economia.”.

John Ivancevich: “O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimento e ações dostrabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade”.

Sistemas abertos e fechados
|Sistemas Abertos |Sistemas Fechados |
|Apresentam relaçãocom o ambiente; |Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda; |
|Trocam matéria e energia com o meio ambiente; |Não recebem influencia do ambiente e não influenciam; |
|São adaptativos. |Vivem isolados de seu ambiente.|









Capitulo 2

Pesquisa com 20 colaboradores da empresa Amil Seguros e Saúde, com colaboradores na faixa etária de 23 a 45 anos,respondendo a seguinte pergunta:
“ O que você entende por INOVAÇÃO?”

“È a exploração de novas ideias”
“È uma ação com o objetivo de alcançar novas metas de sucesso”

“È o ato de uma pessoa buscar inovar algo que já...
tracking img