Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: Comportamento Organizacional
INICIANDO OS ESTUDOS
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se ratifica na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais, como a psicologia, a sociologia, a antropologia, entre outras. Mas, o que é que ele estuda? Estuda três causadores do comportamento das organizações: os indivíduos, os grupos e estrutura. Emsuma, estuda o que os indivíduos fazem nas empresas e como tal comportamento compromete sua performance. Administrar uma empresa nos dias atuais exige mais que as funções básicas de gerenciamento de antes: planejar, organizar e controlar. Hoje é necessário possuir além das habilidades administrativas as habilidades humanas e relacionais.
Assim, primeiramente vamos relembrar o que é comportamentoorganizacional? O comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a influência mútua entre as pessoas e a organização, cujo objetivo é explicar, prever e controlar o comportamento. Vamos decompor o comportamento para maior entendimento. O comportamento individual -refere-se às reações intrínsecas ao indivíduo e seus procedimentos no contexto organizacional. O comportamentogrupal - refere-se às reações dos indivíduos que compõem um grupo. Já o comportamento organizacional: refere-se às dinâmicas das organizações e de como os indivíduos e os grupos se comportam dentro dela. Existem três razões básicas que motivam o comportamento: a percepção, as atitudes e mecanismos de defesa, ou seja, o comportamento é sempre motivado por alguma causa interna ao próprio indivíduo(motivos internos) ou causa externa, do ambiente (motivos externos). Assim, a motivação é sinônimo da relação de causa e efeito no comportamento das pessoas. A relação causa-efeito, parte do pressuposto de cada ação gera uma reação, de acordo com as expectativas e ações das partes envolvidas.
Você entendeu agora como o comportamento dos indivíduos e do grupo muda de acordo com os estímulosrecebidos? Assim sendo,O Comportamento Organizacional está diretamente ligado a cultura organizacional. A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças constituídos por meio de valores, atitudes e normas compartilhadas por todos os elementos da organização tornando-a com identidade única. O cerne da cultura de uma empresa é traduzida pela maneira como ela realiza seus negócios e como elatrata seus empregados, clientes e fornecedores, refletindo a cultura que predomina na organização e que define a missão, visão e objetivos da organização. A cultura organizacional pode ser renovada, revigorada ou mudada, de acordo com as alterações sofridas pelos seus componentes ou ainda por influências externas. Este processo é sadio e imprescindível, pois para a sobrevivência e êxito de umaempresa, há a necessidade de adaptações e conversões rotineiras, senão o fracasso estará será seu futuro.Por isso, o estudo da cultura organizacional auxiliam a organização a enfrentar as transformações que ocorrem no mundo globalizado.


Quando se explicita a cultura, temos uma cultura oficial, que é aquela contida nos valores e ideal estabelecidos pela alta administração, os quais podem sercompatíveis ou destoar com o praticado. A cultura verdadeira, implícita, penetra de maneira mais profunda do que as palavras e códigos da organização, assim, quando a cultura real difere da oficial,o que prevalecerá é a real. E, é pela sua cultura que a empresa fixa sua marca e difere-se das demais organizações.
Dicas da Profª. Elisete
No vídeo os “Filhos de Marshall”, você compreenderá como culturaorganizacional reflete nos resultados da organização.
Como vimos anteriormente, o comportamento organizacional preocupa-se em estudar o que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento altera o desempenho destas organizações. Consiste também no estudo do comportamento humano focalizando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações, porém sua finalidade é...
tracking img