Comportamento organizacional valores e atitudes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade UNA de Contagem.

Alessandro Rodrigues
Camila Caroline
Érica Fabiana
Jaqueline Pereira
Jéssica Silva
Rândria Caroline
Vânia Cardoso

Valores e Atitudes
Comportamento Organizacional

Contagem
Março 2009

Valores:

Valores são atributos, os mesmos são divididos em duas categorias: conteúdo e intensidade. O atributo de conteúdo determina que um modo de conduta ou decondição é importante, o atributo de intensidade especifica o quanto ele é importante. Quando classificamos os valores de uma pessoa de acordo com sua intensidade, temos o seu sistema de valores. Todos nós temos uma hierarquia de valores que formam nosso sistema. Relacionamos valores com liberdade, prazer, auto-respeito, honestidade, obediência e justiça.
Uma tabela significativa de nossos valoresé estabelecida durante a infância a partir de nossos pais, professores, amigos ou outras pessoas. Quando crianças, ouvíamos que determinados comportamentos ou resultados eram desejáveis ou indesejáveis, com isso aprendemos que é necessário sermos honestos e responsáveis. Este é o aprendizado dos valores absolutos, que de certa forma, garantem a sua estabilidade e duração.

A importância dosvalores:
Os valores são importantes no estudo do Comportamento Organizacional devido ao processo de compreensão das atitudes e motivações, além de influenciarem nossas percepções. As pessoas ingressam para as organizações com noções pré-concebidas das atitudes a serem tomadas e realizadas. Evidentemente, essas noções não são desprovidas de valores, pelo contrário elas contêm interpretações sobre o queé correto. Além disso, implicam para que alguns comportamentos ou resultados, sejam preferíveis a outros. Conseqüentemente, os valores encobrem a objetividade e a racionalidade.

Tipos de Valores:
• Valores Terminais: São metas a serem atingidas no decorrer de sua vida.
• Valores Instrumentais: São modos preferenciais de comportamento ou os meios para se chegar às metas dos valoresterminais.
Os ativistas tinham preferências por valores diferentes dos adotados pelos outros grupos, consideravam a “igualdade” como o principal valor terminal; os executivos e os sindicalistas colocavam esse valor em 12º ou 13º lugar.
Os ativistas classificavam “a prestatividade” como o segundo maior valor instrumental, essas diferenças são importantes, pois, tanto executivos, sindicalistas e ativistastêm seus próprios interesses no tocante à atuação das organizações.

Os Baby Boomers:
Eles ingressaram na força de trabalho entre meados dos anos 60 e 80, foram
influenciados pelos movimentos de direitos civis, pelos Beatles, pela guerra do Vietnã e pela competição do “baby boom”. Eles carregaram consigo uma parcela da “ética hippie” e da desconfiança nas autoridades, mas valorizavam muito arealização pessoal e o sucesso material. São pragmáticos e acreditam que os fins podem justificar os meios. Eles vêem as organizações que os empregam como meros veículos para suas carreiras pessoais. Seus valores terminais mais altos são o sentido de realização, o reconhecimento social, o sucesso financeiro e o trabalho em equipe, mas confiam principalmente em si mesmos, na liberdade e na qualidadede vida.
Os trabalhadores na faixa dos 60 anos, aceitam melhor a autoridade se comparados aos seus dez ou quinze anos mais jovens; já os trabalhadores na casa dos 30 anos tendem, mais que seus pais, a se rebelar contra horas-extras e trabalhos nos finais de semana, com maior probabilidade de abandonar uma carreira na metade em busca de outra que lhe ofereça maior qualidade de vida.
A chamadaGeração X teve sua vida moldada pela globalização, pela carreira profissional do pai e da mãe, pela MTV, pela Aids e pelos computadores. Esses indivíduos valorizam a flexibilidade, um estilo de vida equilibrado e a obtenção de satisfação no trabalho. O dinheiro é um indicador na qualidade do desempenho profissional, mas eles estão dispostos a trocar aumentos de salário, títulos, segurança e...
tracking img