Centroides

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Título Pág.

1. Objectivos 3
2. Introdução teórica 4
3. Procedimento experimental 5
4. Execução da experiência6
5. Resultados 7
6. Conclusão 9

1 - Objectivos
O objectivo deste trabalho é a análise experimental e analítica do centróide deuma figura geométrica plana segundo as exigências impostas no guião.

2 – Introdução
Este trabalho centrasse fundamentalmente no conceito de centróide e centro de massa. Este conceito foi estudadoquer nas aulas teóricas quer nas teórico-práticas da disciplina de mecânica I.
O objectivo fundamental deste trabalho é a determinação de modo experimental e analítico da posição do centróide de umafigura geométrica plana a qual deveria ser composta por, pelo menos, 4 figuras geométricas simples.
Procedeu-se então à construção da figura geométrica plana tendo em conta algumas exigências:
*Que não ultrapasse os limites de uma folha A4;
* Tem de ser constituída no mínimo por 4 figuras geométricas simples;
* 3 dessas 4 figuras têm de ser obrigatoriamente o rectângulo, o triânguloe um sector de círculo.

Tendo em conta estas exigências construiu-se a figura geométrica numa folha de papel homogéneo de espessura uniforme tendo-se de seguida encapado uma das faces da figura demodo a torna-la mais consistente e reduzir o atrito resultante do contacto com outra superfície.
A posição do centro de massa coincide com o centro de gravidade ou centro de massa pelo simples factoda figura ter sido construída numa folha de papel homogéneo de espessura uniforme.

Podemos resolver o problema proposto de 2 maneiras:

Experimentalmente – podemos determinar o centro degravidade de uma figura geométrica plana suspendendo a figura em pontos distintos. Aí obtemos o centro de massa segundo a intersecção das 2 rectas.

Fig1- obtenção do centro de massa experimentalmente....
tracking img