Caso cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ECIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Rio de Janeiro
11 de setembro de 2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 76. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

Em 1974, graças ao empreendedorismo dos amigos Cláudio e Marcel a partir de uma pequena oficina de confecções, surgiu a sociedade anônima com denominação social de CBC - Companhia Brasileira de Confecções, uma das maiores indústrias deconfecção do país, líder em seu segmento, voltada para a indústria de modelagem, corte, costura, tem sede estabelecida no centro comercial da grande São Paulo, local estratégico para melhor divulgação e distribuição do negócio.
A grande experiência na indústria parisiense de confecções do sócio majoritário Marcel faz com que seja caracterizada pela originalidade de sua modelagem, corte eestratégias de venda e distribuição. Seu produto possui em um grande diferencial, são fabricados na medida da necessidade e conforto de seus clientes.
A missão da CBC era solução em versatilidade, arrojo e elegância para o dia-a-dia,
proporcionando bem estar às pessoas de todas as classes sociais, ser lembrada pelos clientes, por sair dos padrões oferecidos pelo mercado da moda, com preçosacessíveis e elegância nas peças.
Inovação em adaptações especiais, visando mais produtividade das máquinas e equipamentos. Os baixos custos e aumento da capacidade de produção, por esta razão o investimento contínuo em aquisição de novas máquinas, adaptação de outras e estudo de processos e operações.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

A empresa progredia a passos largos, com umcontingente composto por cerca de 500 colaborados. Seu império era invejável, uma situação econômico-financeira estável, fábrica em espaço próprio, excelente maquinário, mão de obra eficiente e qualificada além de grande nome e receptividade no mercado.
Em decorrência da necessidade de uma nova estrutura organizacional, foi criado um conselho diretivo formado por colaboradores internos, osquais alcançaram destaque enfatizando à fidelidade, composto de: Diretor Técnico, Comercial, Industrial, Financeiro e Administrativo complementado pelos Diretores Presidente e Superintendente respectivamente Cláudio e Marcel.
Um planejamento operacional realizado no dia a dia, de acordo com cronogramas bem desenhados, tarefas específicas e controle de metas e progresso bem estruturados,assegurava que as combinações de recursos estariam disponíveis na hora certa, possuía recursos suficientes para manter e dar prosseguimento a sua produção.
Embora composta por 07(sete) colaboradores, o conselho diretivo tinha como grande mentor Cláudio, era sempre sua a última palavra, os demais sem autonomia, tolhidos e ofuscados pelo líder autocrático, apenas seguiam suas ordens. Sem umplanejamento estratégico, tratava-se apenas o problema quando este surgia. Seus possíveis e prováveis desdobramentos eram ignorados e postos em 2º plano.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Uma organização norteada por uma administração familiar, onde o relacionamento entre os níveis hierárquicos era cordial e amigável. O poder e o chão de fábrica interagiam de forma ativa, demonstrando o...
tracking img