Grafologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
A grafologia estuda a escrita de um individuo através da análise de sua caligrafia, podendo identificar a personalidade e determinar suas características gerais. A Grafologia surge como ciênciaatravés do abade francês Jean-Hyppolite Mitchon (1806-1881), considerado pai da Grafologia.
LUIZA MEDEIROS, diz que a grafologia pode ser usada nas empresas pelo gestor de RH no processo seletivo,orientação de carreira e etc., evidenciando o melhor candidato através de sua personalidade selecionando os colaboradores que fazem e farão parte da organização.

A grafia pode revelar entre outrascaracterísticas a capacidade para liderança; assertividade; persuasão; eficiência nas atividades; planejamento; visão estratégica; que tipo de profissões e atividades que a pessoa pode atuar ou não; perfiltécnico; se cria sinergia ao meio; como é o relacionamento interpessoal; autoconhecimento; como reage sob pressão; qual a sua energia; qual o seu equilíbrio emocional; grau de prontidão para o candidatopassar por um treinamento, identificar se ele tem condição de ser treinado dentro ou fora da empresa; se a pessoa tem tendências a dissimulação e a mentira, entre outros detalhes que a grafologiaidentifica com rapidez e eficiência. (MEDEIROS).

Segundo ANA SETTE (2004), especialista em Grafologia, as empresas que utilizam essa técnica poderão agregar vantagens e conhecer quem fará parte daorganização.
1- Alto grau de acertos das conclusões tiradas;
Um grafólogo experiente, sério e com um excelente conhecimento da grafologia, psicologia, psicopedagogia, cultura geral e específica, tem aprobabilidade de 90% de acertos, desde que a amostra (redação) seja feita conforme as exigências.
2 - Permite detectar traços da personalidade, não identificáveis em outros métodos;
3 -Comparativamente, apresenta um custo baixo e utiliza poucos recursos;
4 - O material utilizado pelo Grafólogo é muito simples. O avaliado só precisa fazer uma redação;
5 - A pessoa avaliada não...
tracking img