Cadeias produtivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO






Sabrina da Silva Bock







CADEIAS PRODUTIVAS












Porto Alegre
2012
1 Cadeias Produtivas


1.1 Conceito


Cadeia Produtiva pode ser definida como um conjunto de elementos (empresas ou sistemas) que integram um processo produtivo para oferta de produtos ou serviços ao mercado consumidor.Têm a capacidade de influenciar e ser influenciadas pelo Sistema no qual estão inseridas.
A Cadeia Produtiva também pode ser definida como um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado. Trata-se, portanto, de uma sucessão de operações (ou de estágiostécnicos de produção e de distribuição) integradas, realizadas por diversas unidades interligadas como uma corrente, desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto.
Cadeia produtiva é definida como "a rede constituída por diversos atores que geram relações de força coletiva, que influenciam diretamente as estratégias mercadológicas e comerciais, assim como a tomada dedecisão de cada um dos atores" (Jank et al.1999).
Segundo Jean-Paul RODRIGUE, uma cadeia produtiva é uma rede de atividades de produção, comércio e serviços funcionalmente integrada, cobrindo todos os estágios de uma cadeia de suprimento, desde a transformação de matérias-primas, passando pelos estágios intermediários de produção, até a entrega do produto acabado, ao mercado. A cadeia é concebidacomo uma série de nós, ligados por vários tipos de transações - como vendas e transferências intra-firma. Cada nó, dentro da cadeia produtiva de uma mercadoria, envolve a aquisição ou a organização de insumos visando a adição de valor ao produto em questão.
A seguir uma imagem que demonstra os conceitos acima explicados:

Figura 1: Cadeia Produtiva
Fonte:http://www.cvale.com.br/rastreabilidade.html

As Cadeias Produtivas são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Ao gerar oportunidades de trabalho produtivo, elas promovem o aumento e a distribuição digna de renda para as comunidades e municípios. Isso ocorre porque elas integram, de forma justa e adequada, os setores primário, secundário e terciário. Através das cadeias produtivas, o pequeno produtor familiar (setorprimário), organizado em cooperativas, passa a ter acesso à tecnologia, ampliando o volume e a qualidade de sua produção. Essa produção recebe beneficiamento (setor secundário) e seus produtos ganham valor agregado. E, por último, fechando o ciclo, um parceiro comercial (setor terciário) o remunera com justiça, distribuindo seus produtos para o mercado consumidor.
O raciocínio que está na base das CadeiasProdutivas é o de que o líder de uma família não precisa de donativos. Esse tipo de auxílio no máximo o tira da miséria absoluta para a pobreza relativa. O que ele realmente precisa é de condições para viver dignamente o seu trabalho e de oportunidades para melhorar sua produtividade. Dessa forma, ele pode se organizar com seus pares em cooperativas, e sair de uma agricultura de susbsistênciapara uma agricultura de mercado, que possa recompensá-lo melhor pelo seu esforço. Para isso, é importante um ambiente de estímulo, de crédito e financiamento, de educação de qualidade para seus filhos.
É esse ambiente que a Cadeia Produtiva pode proporcionar. Com organização, melhoria da produtividade, e a comercialização de seus produtos a preços mais justos, os indivíduos saem de uma
posição deisolamento e fragilidade. Unidos a partir de um objetivo comum, eles ganham força política, econômica e social para fazer valer seus direitos e garantir mais qualidade de vida para suas famílias.
É isso o que já vem acontecendo com alguns pequenos produtores na região do Baixo Sul. As Cadeias Produtivas do Palmito, da Piaçava, da Mandioca e da Aquicultura são exemplos desse modelo de...
tracking img