Cadeia produtiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Pará
Instituto de Ciências da Saúde
Faculdade de Nutrição

Cadeia Produtiva da Polpa de Cupuaçu

Discente: 090490....

Belém
Janeiro 2013

Introdução
Dentre as frutas de potencial econômico da Amazônia destaca-se o cupuaçu (Theobroma grandiflorum) principalmente pelas características de sabor, aroma e possibilidades de utilização doméstica e agro-industrialda sua polpa. A polpa do cupuaçu é a parte mais frequentemente usada no preparo caseiro de sucos, sorvetes, tortas, licores, compotas, geleias e biscoitos. Industrialmente é empregada na fabricação de sorvetes, iogurtes e outros produtos lácteos, e compotas. As sementes são utilizadas para extração de gordura (manteiga de cupuaçu).
Nativo da própria região, o cupuaçuzeiro é uma espécie emdomesticação recebendo atenção crescente de diversas instituições de pesquisa, principalmente das situadas na região Amazônica. Entretanto, como se trata de planta perene, e tendo as pesquisas se iniciado em época relativamente recente, existem ainda diversos aspectos de seu processo de cultivo, e de processamento do fruto, necessitando de melhor definição em termos de indicações/recomendações com basetécnico-científica.
O cupuaçu é um produto novo, ainda com pequena penetração no mercado nacional, mas com grande potencialidade mercadológica. Embora não se tenham dados para mensurar o mercado nacional, pode-se inferir que, em médio prazo, é o que se apresenta como mais promissor para comercialização, principalmente de polpa, e poderá se viabilizado através de ações estratégicas do setorprivado e da esfera governamental.
Descrição do Produto
O cupuaçuzeiro é uma planta que em condições de cultivo geralmente atinge 6,0 a 8,0 metros de altura e sua copa 7,0 metros de diâmetro. Normalmente começa a florescer dois a três anos após o plantio, sendo que plantas sombreadas florescem mais tarde. A floração ocorre na época mais seca do ano e a safra ocorre no período chuvoso.
O fruto docupuaçu tem formato e tamanho variados podendo o comprimento medir entre 10 a 40 cm e o peso alcançar entre 300 g e 4,0 kg, em média, distribui-se percentualmente da seguinte forma: casca – 43%, polpa – 38,5%, sementes – 16% e placenta – 2,5%.
A polpa do fruto é mucilaginosa, abundante, ácida, de coloração amarela, creme ou branca, odor ativo e sabor agradável. Análises físico-químicas da polparealizadas por diversos autores, encontram os seguintes resultados para algumas das características analisadas:
Umidade – 81,3 a 89%
Proteínas – 0,53 a 1,92%
Gorduras – 0,48 a 1,60%
Extrato etérico – 0,48 a 2,35%
Cinzas – 0,70 a 2,12%
Firas – 0,50 a 2,47%d,wt
Vitamina C – 4,0 a 33 mg/100g
pH – 3,2 a 3,6
Açúcares redutores – 2,8 a 3,1%
ºBrix – 10,5 a 10,8

Normativa
A InstruçãoNormativa nº 01 de 7 de janeiro de 2000, do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, define o padrão de identidade e qualidade para a polpa de cupuaçu, dentre outras, nos seguintes termos:
- Definição
Polpa ou purê de cupuaçu é o produto não fermentado e não diluído, obtido da parte comestível do cupuaçu (Theobroma grandiflorum), exceto semente, através de processo tecnológico adequado, comteor mínimo de sólidos totais.
- Composição
A polpa ou purê de cupuaçu deverá obedecer as características e composição abaixo:
Cor: branco e amarelado
Sabor: levemente ácido
Aroma: próprio

Mercado
Várias empresas amazonenses estão exportanto a polpa congelada para outras regiões do país, principalmente para o Sudeste. O que tem chamado a atenção dos pesquisadores e economistas, noentanto, é o número de exportações para países de todo o mundo.
O cupuaçu é uma fruta relativamente nova no mercado internacional. Segundo a Superintendência da Zona Franca os compradores de polpa de cupuaçu hoje no mundo são o Japão, Países Baixos. Reino Unido, Alemanha, Bolívia e Paraguai. Somente no primeiro semestre de 2005, o Brasil exportou 50 toneladas de polpa para esses países. O sabor...
tracking img