Cadeia produtiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cadeia produtiva
Cadeia produtiva é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado. Trata-se, portanto, de uma sucessão de operações (ou de estágios técnicos de produção e de distribuição) integradas, realizadas por diversas unidades interligadas comouma corrente, desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto.
A Association française de Normalisation (AFNOR) adota um conceito mais amplo, considerando a cadeia produtiva como um encadeamento de modificações da matéria-prima, com finalidade econômica, que inclui desde a exploração dessa matéria-prima, em seu meio ambiente natural, até o seu retorno à natureza,passando pelos circuitos produtivos, de consumo, de recuperação, tratamento e eliminação de efluentes e resíduos sólidos.
Compreende, portanto, os setores de fornecimento de serviços e insumos, máquinas e equipamentos, bem como os setores de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização (atacado e varejo), serviços de apoio (assistência técnica, crédito, etc.), além de todo oaparato tecnológico e institucional legal, normativo e regulatório - até os consumidores finais de produtos e subprodutos da cadeia. Assim, envolve o conjunto de agentes econômicos ligados à produção, distribuição e consumo de determinado bem ou serviço, e as relações que se estabelecem entre eles.
Segundo Jean-Paul RODRIGUE, uma cadeia produtiva é uma rede de atividades de produção, comércio eserviços funcionalmente integrada, cobrindo todos os estágios de uma cadeia de suprimento, desde a transformação de matérias-primas, passando pelos estágios intermediários de produção, até a entrega do produto acabado, ao mercado. A cadeia é concebida como uma série de nós, ligados por vários tipos de transações - como vendas e transferências intra-firma. Cada nó, dentro da cadeia produtiva de umamercadoria, envolve a aquisição ou a organização de insumos visando a adição de valor ao produto em questão.
Existe um projecto denominado Wikichains.com que adoptou a tecnologia wiki utilizada pela wikipedia.com para ajudar a criar cadeias productivas mais transparentes.

--------------x------------------x-----------------x-----------------x--------------

Entendendo oque são cadeias produtivas
Falamos sempre em cadeia de suprimentos, cadeia de valor, cadeias produtivas, mas poucas vezes nos damos o trabalho de parar e pensar o que estas diferentes cadeias significam na prática. Hoje vamos desmistificar as cadeias produtivas, como elas se relacionam e o que elas têm a ver conosco, consumidores dos produtos finais.
Vamos imaginar um produto que todos vocês queestão lendo este texto estão usando: um computador. Ele é um exemplo típico de interligação de diferentes cadeias, países e segmentos. Provavelmente a tecnologia e os chips que seu computador possui foram desenvolvidos por anos de pesquisa no Vale do Silício, EUA; mas seu chip não foi produzido lá, essa produção foi terceirizada pra alguma fábrica na China. Muitas outras peças foram tambémproduzidas em outras partes da China ou na Índia, Taiwan ou outro produtor asiático.
Mas você não viajou até a China para comprar seu computador. É possível que tenha comprado pela internet, num site brasileiro. Alguma empresa precisou comprá-lo da China para você, e alguma outra empresa o transportou até o Brasil (e uma outra entregou na sua casa). Junto com o computador vieram inclusive manuais emdiversas línguas. Além disso, você também recebeu vários softwares, que foram desenvolvidos em outra parte do mundo, e caso você tenha dúvidas ligará para a central de atendimento, que pode estar localizada em qualquer parte do planeta (digamos, no México) e terá atendimento em português.
Então, o que um operador de telemarketing/teleatendimento no México tem a ver com a fábrica de chips de...
tracking img