Cadeias Produtivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dayane Gonçalves Fernandes






Cadeias Produtivas






2013-09-27















Cadeias Produtivas


Introdução:


O conceito de cadeia produtiva foi desenvolvido como instrumento de visão sistêmica.Parte da premissa que a produção de bens pode ser representada como um sistema, onde os diversos atores estão interconectados por fluxos de materiais, decapital e de informação, objetivando suprir um mercado consumidor final com os produtos do sistema. Embora na sua gênese o conceito tenha sido desenvolvido tendo a produção agropecuária e florestal como foco, tem se verificado que o mesmo possui grande potencial de extrapolação, para outras áreas produtivas além da agricultura. Onde o conceito tornaria-se universal e permitiria utilizar as suascapacidades e ferramentas analíticas, para a formulação de estratégias e políticas de desenvolvimento em uma ampla gama de processos produtivos.


Definição
:

Define-se cadeia produtiva como sendo o conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde o início da elaboração de um produto.Um conjunto de etapas consecultivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algumtipo de transformação , até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado. Inclui desde as matérias-primas, insumos básicos, máquinas e equipamentos, componentes, produtos intermediários até o produto acabado, a distribuição, a comercialização e a colocação do produto final junto ao consumidor, constituindo elos de uma corrente.
O conceito surgiu na França nadécada de 1960 aplicado ao agronegócio.
Morvan define como:
Uma sequência de operações à produção de bens, cuja articulação é amplamente influenciada pelas possibilidades tecnológicas e definidas pelas estratégias dos agentes onde são representadas a partir de três perspectivas alternativas.
A Association française de Normalisation (AFNOR) adota um conceito mais amplo, considerando a cadeiaprodutiva como um encadeamento de modificações da matéria-prima, com finalidade econômica, que inclui desde a exploração dessa matéria-prima, em seu meio ambiente natural, até o seu retorno à natureza, passando pelos circuitos produtivos, de consumo, de recuperação, tratamento e eliminação de efluentes e resíduos sólidos.
No Brasil, esse conceito, essa abordagem só surgiu na década de 90 pelaEmbrapa ( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) quando se buscava um marco coceitual capaz de lidar com análise de ambinte externo e a determinação de estratégias que pudessem orientar a mudança institucional,buscando alinhar a instituição com seu ambiente externo relevante, em processo de mudança acelerada, consequentemente de alta turbulencia . (Johnson et al.1994)
Basicamente dois têm sidoos critérios para se aferir a participação do agro-negócio na economia brasileira. A primeira que considera a contribuição do setor agropecuário sobre o Produto Interno Bruto, calculado pelo IBGE em cerca de 7,7% em 2002 e a segunda que considera a matriz de insumo-produto calculada pelo mesmo órgão em cerca de 30% no período.
O uso do conceito de cadeia produtiva permite, entre outros visualizara cadeia de modo integral;
1. identificar debilidades e potencialidades nos elos;
2. motivar articulação solidária dos elos;
3. identificar gargalos, elos faltantes e estrangulamentos;
4. identificar os elos dinâmicos, em adição à compreensão dos mercados, que trazem movimento às transações na cadeia produtiva;
5. maximizar a eficácia político-administrativa por meio do consenso em tornodos agentes envolvidos;
6. identificar fatores e condicionantes da competitividade em cada segmento.

Podemos classificar, de uma maneira geral, os elos da cadeia em:
• Produtores; distribuidores; prestadores de serviços.
• Varejistas e consumidores.
A cadeia produtiva envolve 5 segmentos:
1. fornecedores de insumos
2. agricultores
3. processadores
4. comerciantes
5. consumidores...
tracking img