Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este desafio nos deu a oportunidade de estudarmos e conhecermos melhor uma área de proteção ambiental muito próxima as nossas residências. Um complexo de oito condomínios, onde um em especial preocupa-se com a responsabilidade que temos diante de uma natureza tão generosa. No Condomínio Vivendas Bela Vista é possível observarmos como seus moradores e administradores estão integradosem pequenas ações, como a coleta seletiva de lixo que pode ser um ato de conscientização para toda uma geração, de que quando cuidamos e destinamos o lixo que produzimos a caminhos corretos, os benefícios podem ser bem maiores do que imaginamos.
Veremos que com uma administração interessada e com moradores abertos a novas idéias, fica bem mais fácil fazermos parte de ações que podem contribuirpara termos uma qualidade de vida melhor. Será mostrado como selecionar o lixo corretamente e a transformá-lo em algo que poderá ser usado em prol da própria comunidade. Além disso, é possível se ter lucros de algo que antes não tinha valor algum.
E por fim veremos o quanto o condomínio cresceu, tanto em benefícios para seus moradores como em um bom entendimento de que a cooperação mútua éimprescindível para um bom entendimento entre homem e natureza.









O Trabalho foi desenvolvido no Condomínio Vivendas Bela Vista, situado no Bairro do Grande Colorado em Brasília – DF.

Em Brasília, de acordo com o mapa do Distrito Federal (2009), existem cerca de 513 condomínios distribuídos em terras públicas e em fazendas fracionadas de forma irregular, onde o crescimento semcontrole soterraram várias nascentes de água, mas em meio a urbanização desenfreada o Condomínio Vivendas Bela Vista na região de Sobradinho, uma das cidades que integram o Distrito Federal se transformou em um exemplo de consciência ecológica.O Vivendas Bela Vista faz parte de um complexo formado por oito condomínios que estão na Área de Proteção Ambiental (APAS), onde a ocupação humana só é permitidasob as normas de uso para a preservação da natureza, essa unidade de conservação ainda abriga o Parque Nacional de Brasília e Reserva Biológica da Contagem.Essa área apresenta um relevo acidentado e com muitas cachoeiras, além disso o local é bem privilegiado, pois é habitado por espécies raras de pássaros.
Favorecidos por todos esses encantos da natureza, os moradores do Bela Vista se sentem naobrigação de alguma forma à preservar, visando assim programas sociais e criando um espírito de conscientização para que suas gerações futuras possam ter garantia de uma boa sobrevivência e uma qualidade de vida relacionada com o equilíbrio ambiental.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
O condomínio é habitado por cerca de 700 famílias de classe média, que produzem aproximadamente 10 toneladas de lixoseco, assim sendo o condomínio desenvolveu um projeto importante no programa de tratamento dos resíduos sólidos.
COLETA SELETIVA
O processo funciona com a integração de funcionários do condomínio, juntamente com seus moradores, onde a separação do lixo é realizada nas próprias residências. O lixo é recolhido das casas três vezes por semana e esse material é levado por um caminhão do própriocondomínio a um galpão, onde é separado em grupos (embalagens plásticas, papelão, latinhas de alumínio,embalagens tetra pak)que são vendidos a uma empresa particular ‘Capital Reciclável’. Já os materiais como fraldas descartáveis, isopor, papel higiênico e vidros não são tratados no local e então são recolhidos pelo serviço de limpeza urbana.
ESQUEMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO – NORMAS DOCONDOMÍNIO
1.Obedeça o dia da coleta seletiva;
2. Coloque o lixo ou poda na frente da sua residência ou na lixeira no dia da coleta;
3. Podas de arvores (galhos pequenos) deverão ser amarrados;
4. A quantidade máxima de coleta de podas é de 10 volumes. Acima dessa quantidade a retirada é de responsabilidade do morador. O IBAMA e a Secretaria de Vigilância Sanitária do DF questionam o acúmulo desse...
tracking img