Cabanagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará. Recebeu este nome, pois grande parte dos revoltosos era formada por pessoaspobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios da região. Estas pessoas eram chamadas de cabanos.

CABANAGEM

Em 1835 explodiu na província do Grão-Pará o movimento armadomais popular do Brasil: a Cabanagem. Essa foi a única rebelião brasileira em que as chamadas inferiores ocuparam o poder.
A Cabanagem foi precedida de uma série de revoltas que agitaram oGrão-Pará desde a época da Independência. As razões que motivaram a revolução dos cabanos foram praticamente as mesmas que deram origem a tantas outras revoltas sociais ocorridas em diferentes províncias:fome, miséria , escravidão e latifúndio. As camadas populares do Grão-Pará se compunham de mestiços, negros e índios aldeados ou destribalizados que viviam dispersos pela região Amazônica, na maiscompleta marginalização. Essa massa de negros, índios e mestiços vivia agrupada em pequenas ilhas ou às margens dos grandes rios em miseráveis cabanas ( daí terem se tornados conhecidos como cabanos).Esse contingente de miseráveis era usado como mão-de-obra na estagnada economia da província que, como no passado, se baseavam na pesca, na produção do cacau, na extração de madeiras e, principalmente,na exploração das drogas do sertão.
O grande centro urbano da região, Belém, continuava monopolizado por portugueses e alguns comerciantes ingleses. O poder político na província estava nas mãos doscomerciantes de Belém que impunham seu domínio sobre o pequeno desorganizado numero de fazendeiros.
As medidas repressivas adotadas pelo então governador tornaram o Grão-Pará mais agitado eintranqüilo. Novos levantes e novos líderes populares apareciam. Em 1834 a fazenda de Félix Antonio Clemente Malcher, onde se reuniam alguns lavadores e lideres como os irmãos Vinagre e o jornalista...
tracking img