Cabanagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 134 (33281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I

SANDRA COSTA DOS SANTOS

CABANAGEM: CRISE POLÍTICA E SITUAÇÃO REVOLUCIONÁRIA
Dissertação de Mestrado

apresentada ao Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas sob orientação do Prof. Dr. Armando Boito Júnior. Este exemplar corresponde à redação final da Dissertação defendida e aprovada pela Comissão Julgadora em19/02/2004

Banca Examinadora: Prof. Dr. Armando Boito Júnior (orientador) Prof. Dr. Valeriano Mendes Ferreira Costa (membro) Prof. ª Dra. Izabel Andrade Marson (membro) Prof. ª Dra. Rachel Meneguello (suplente)

Fevereiro/2004

II

FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP

Santos, Sandra Costa dos. Sa59c Cabanagem : crise política e situação revolucionária /Sandra Costa dos Santos. – Campinas, SP : [s.n.], 2004. Orientador: Armando Boito Júnior. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. 1. Revoluções – Pará- 1835-1840. 2. Crises – Pará – 1835-1840. 3. Ciência política – Pará – 1835-1840. 4. Brasil – História – Cabanagem, 1835-1840. 5. Pará – Política e governo – 1835-1840. I. Boito Júnior,Armando. II. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. III. Título.

III

DEDICATÓRIA
Dedico o resultado deste trabalho a meu pai Manoel, meu irmão Luciano e a minha mãe Genelice, por toda a força e apoio sempre.

IV

V

AGRADECIMENTOS Durante o tempo de elaboração deste trabalho, um misto de sentimentos me acompanharam. Por vezes alegria, tristeza esolidão caminharam juntas. Mas prevaleceram sempre a confiança e a certeza da importância do tema proposto como contribuição para desvendar um movimento singular da formação do Brasil. Recebendo o apoio de amigos e companheiros de curso, consegui encaminhar a pesquisa e estar feliz com o resultado, apesar de todas as dificuldades. Aproveito este espaço para agradecer a todos que de alguma formacontribuíram discutindo, criticando, dando sugestões, enfim, alimentando minhas proposições. Em especial quero agradecer o apoio da professora de História da UFPA Magda Ricci que, mesmo sem nos conhecermos pessoalmente, forneceu os principais livros sobre a Cabanagem. A todos os amigos da graduação de acompanharam minhas inquietações ajudaram a ameniza-las. São amigos que ocuparão para sempre um lugarespecial em minha vida, principalmente Malu, Cláudia, Guedes, Daísa e, com muitas saudades, Marcelo que por estes acasos infelizes da vida não está mais entre nós. Agradeço Altamiro Borges oportunidade de publicar algumas das idéias aqui presentes, José Carlos Ruy Luciana, Silvio, Tiziu, Odair e todos os outros companheiros que constantemente me encorajaram a continuar. Agradeço também aobibliotecário do Centro Cultural São Paulo e amigo Roque, que sempre acreditou na minha capacidade. Também a todas as minhas amigas Nicole, Cieda, Luciana, Cláudia e Laine e a meus familiares. Enfim, a todos, obrigada por tudo.

VI

VII

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo o estudo da crise política e da situação revolucionária na Cabanagem, movimento este que aconteceu entre os anos de1835 e 1840 na província do Grão-Pará. Tentamos observar como foi possível, em meados do século XIX, a população pobre e marginalizada política e socialmente ter se organizado e chegado ao poder na província do Pará, procurando formas de atuação que atendessem seus interesses. Entendemos que a teoria política possui conceitos que permitem analisar teoricamente o movimento cabano, concedendo umanova dimensão de interpretação que não só a histórica. Partimos, então, para os conceitos de crise política e situação revolucionária propostos por Lenin. Através do conteúdo teórico com o qual trabalhamos, pudemos observar que o desenvolvimento político e econômico no interior da sociedade paraense levou a ocorrência da Cabanagem. Ao trabalharmos com a perspectiva de um processo de crise...
tracking img