Brincar

Páginas: 15 (3576 palavras) Publicado: 19 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DE VILA VELHA
CURSO DE PSICOLOGIA








ANA PAULA MILANESI
CAMILA HUBNER
IGOR ISLAY
JESSICA MARTINS
LUISE CYPRIANO
PALOMA ZAZARI
THAIS GOLDNER













BRINCAR, HISTÓRIA, EFEITOS E BENEFÍCIOS.















Vila Velha
2011






ANA PAULA MILANESI
CAMILA HUBNER
IGOR ISLAY
JESSICA MARTINS
LUISE CYPRIANO
PALOMA ZAZARITHAIS GOLDNER












BRINCAR, HISTÓRIA, EFEITOS E BENEFÍCIOS.








Trabalho apresentado para o cumprimento de uma das exigências do curso de Psicologia da Universidade de Vila Velha (UVV).






Orientador: Prof. Rodrigo Cruvinel Salgado
















Vila Velha
2011SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................................4
O BRINCAR....................................................................................................................................5
O BRINCAR E O FUNCIONAMENTOCEREBRAL.....................................................................7
UMA PERSPECTVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.....................................................15
REFERÊNCIAS.............................................................................................................................17







As brincadeiras assim como os brinquedos surgiram com o desenvolvimento da sociedade onde retratavam as formas com que o homem serelacionava com a natureza e o mundo a qual era submetido, tendo relações com a lógica, a capacidade de desenvolver o raciocínio e a forma de como o homem compreendia o seu redor.
As brincadeiras são as melhores formas de se desenvolver adequadamente, pois a partir delas se é possível ter noção de regras que virá a servir mais tarde na inclusão do indivíduo na sociedade, proporciona cambioentre crianças, onde ocorre um grande salto no desenvolvimento da linguagem e da socialização, além de ser altamente saudável para o indivíduo físico e psicologicamente falando.
Os primeiros brinquedos e jogos foram criados com outras funções, tais como o pião e o xadrez, que eram usados como instrumentos de adivinhação. Há outros exemplos como o da pipa, que era usada como sinalizadormilitar na antiga China, e o das bolas de gude que eram consideradas semipreciosas. Vale a pena ressaltar que nos tempos antigos o homem dispunha apenas de sua imaginação e inteligência para criação de seus brinquedos.
Com o passar do tempo o homem aumentava a sua capacidade de recursos e também sua inteligência, assim milhares de brinquedos e brincadeiras surgiram e sealastraram por todo o mundo. Atualmente os principais tipos de brincadeira são os famosos jogos eletrônicos tanto como em consoles tanto como em computadores.
















O BRINCAR

Brincar é a comunicação e expressão, pensamento e ação. Um ato prazeroso, onde exploramos nossos instintos. Ajudando a criança no seu crescimento físico, mental, emocionale social.

“As crianças e os animais brincam porque gostam de brincar, e é precisamente em tal fato que reside a sua liberdade” Johan Huizinga (1980).

Elisabeth Salgado em seu blog diz que “Uma criança é criança porque brinca. Se não consegue brincar, não está bem; se seus pais não a deixam brincar, eles também não estãobem. Se o brincar é pobre de imaginação ou fixo em algum objeto, a criança não está conseguindo fantasiar a partir de suas necessidades de elaboração e, ainda nesse caso, não deve estar bem”. Assim afirmando que a criança possui a necessidade de brincar, mas não como um meio apenas para a diversão, mas também para um desenvolvimento de seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O brincar
  • Brincar
  • O brincar
  • brincar
  • o BRINCAR
  • brincar
  • brincar
  • brincar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!