Le postiche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ISO 9000

Na gestão de qualidade, o ISO 9000 é um conjunto de normas e técnicas para os diversos tipos de organização: indústrias, empresas, instituições e afins. O International Organizationfor Standardization foi criado em Genebra, na Suíça, em 1947. Uma instituição sem vínculos governamentais, que atua na área de qualificação dos produtos, processos, materiais e serviços.

O sistemaISO fornece uma infinidade de técnicas para a otimização dos processos internos de uma indústria, empresa ou instituição. A aplicação dessas é profícua para a empresa, uma vez que são posturasflexíveis, todas estudadas e fundamentadas para a melhor satisfação do cliente. A padronização fornecida pelo sistema ISO é aconselhável para qualquer instituição que quiser lucrar, beneficiando ambos oslados: oferta e demanda.

A necessidade da qualidade de produção industrial se deu no período produções em massa, meados do século XX. Henry Ford, dono da Ford Motor Company, foi o primeiro empresário aproduzir automóveis em massa, com baixos custos e num pequeno intervalo de tempo. A Ford foi criada em 1903 e, em 1908, lança Ford Modelo T, cheio de inovações, tais como: volante do lado esquerdo,motor e câmbio fechados, os quatro cilindros eram presos num bloco sólido e havia suspensões e molas. Além disso, custava US$ 825,00. Parece bem barato, mas, em compensação, ofereciam salários, naépoca, de cerca de US$ 5,00.

Ford inovou o mercado com seu sistema de gestão do trabalho: linha de montagem. Ela permitiu a queda dos custos; assim, tornando o automóvel mais acessível ao púbico. Asproduções em série eram respaldadas mediante normas estabelecidas, assim como acontece, hoje, com o ISO 9000: componentes padronizados, movimento mecânico, equipamentos de qualidade e processosestandardizados.

De acordo com pesquisas no campo da gestão empresarial, a linha de montagem aplicada por Henry Ford, traz certos benefícios ao processo. A eficiência da produção é mais proveitosa,...
tracking img