Perguntas e respostas le postiche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O Negócio, a Empresa (breve histórico) e o atual portfólio de produtos.

O Negócio: Vendas de artigos de couro, acessórios e soluções para viagem.

Empresa:

A história da LE POSTICHE tem origem em uma fábrica de perucas que Antônio Restaino e Antonio Passos, então sócios no renomado salão de beleza Antoine, fundaram no final da década de 60. A transformação ocorreu em meados dos anos70 quando a manufatura de perucas abriu espaço para a produção de artigos de couro. Em 1978, Antônio e seu filho Álvaro inauguraram a primeira loja LE POSTICHE, que em francês significa “O postiço”, na Alameda dos Maracatins, no bairro paulista de Moema, em parceria com os sócios José Nelson de Aguiar Fernandes e Antonio Isidro Fernandes. Rapidamente a pequena loja adotou a filosofia deespecializar-se no segmento de artigos de couro, oferecendo grande variedade de produtos com qualidade e preços baixos. O segundo passo para que o negócio se transformasse na marca conhecida que é hoje, com unidades nas principais capitais do país, foi a abertura de uma loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo.

Nos anos seguintes, Álvaro transformou a marca LE POSTICHE em sinônimo de varejo de bolsas eartigos de viagem ao abrir outras unidades. A partir daí, a LE POSTICHE ingressou em uma fase de crescimento acelerado. Somente entre 1982 e 1992, a rede passou de um total de cinco para 48 lojas. Esse período marcou o início da expansão por meio do sistema de franquia, com a inauguração, a partir de 1989, das primeiras lojas franqueadas nas cidades de São José do Rio Preto (interior de São Paulo),Brasília, Curitiba, Campinas e na região do ABC paulista. No final dos anos 90, a rede adotou uma nova proposta que buscava deixar suas lojas com um aspecto mais moderno através da utilização de equipamentos diferentes, um ambiente menos poluído, mais confortável e com uma comunicação mais eficaz.

Logo em seguida, a rede passaria por mais uma provação com a divisão societária da empresa.Álvaro ficou com o direito sobre a marca, mas com menos lojas na rede. Essa crise deu início a um momento de reorganização na empresa, com enxugamento da estrutura, a diminuição de pessoal e a interrupção da expansão por meio de franquias. Tendo em vista a proposta de troca de conceitos dentro da empresa, no início de 2000, a LE POSTICHE mudou sua estratégia de expansão, trocando o sistema de franquiaspelo licenciamento da marca.

Em 2005, foi a vez de outro reposicionamento da marca, agora voltado para o conceito de moda dentro do negócio. O layout das lojas, que ficou mais prático e funcional, foi completamente atualizado e a marca ganhou um novo logotipo. Ao mesmo tempo, a empresa passou por uma atualização geral, que incluiu mudanças na comunicação, uniformes dos vendedores, embalagens epapelaria. Além disso, a rede investiu em marketing sensorial para aguçar os sentidos dos clientes, com cores, aromas e sons, como por exemplo, o lançamento de um aroma exclusivo (uma fragrância exclusiva de erva cidreira, tangerina, chá verde e rosas) e uma trilha sonora personalizada para todas as lojas. O ano de 2007 marcou o início das vendas pela Internet, em uma parceria com aAmericanas.com,e a inauguração de um centro de distribuição próprio. Recentemente, a empresa fechou uma parceria com a Ace Seguros para oferecer seguro de bagagem. A contratação pode ser feita na compra de malas e trata-se de mais uma aposta para aumentar a fidelidade da clientela. Além disso, a linha de produtos foi ampliada com o início da venda de óculos e relógios.

As mudanças vividas pela redeatualmente, que começaram quando Alessandra Restaino, filha do fundador, assumiu o comando da empresa, vão muito além do portfólio e diversificação da linha de produtos. Ela redefiniu o público-alvo da marca: consumidoras na faixa entre 25 e 40 anos. O que inclui desde mulheres solteiras e independentes financeiramente até as casadas e com filhos. Afinal, são elas as responsáveis por abastecer filhos e...
tracking img