o BRINCAR

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



1.1 TÍTULO DO PROJETO

AS BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANCAS DE 0 A 4 ANOS NA EDUCACAO INFANTIL.



2 INTRODUÇÃO


O presente projeto aborda a importância do brincar na educação infantil e a utilização das brincadeiras na aprendizagem infantil com a faixa etária de 0 a 4 anos.Cabe ao professor, ao se tornar responsável pela aprendizagem da criança ter aconsciência de que deve trabalhar o aluno em sua formação múltipla. Abrangendo aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivo-emocionais.

Mediante o exposto, indaga-se Mas será que o brincar é entendido e valorizado, principalmente pelas pessoas que cuidam e educam as crianças? Em que medida essas pessoas dão espaço, oferecendo tempo e oportunidades para o brincar?

Procurar entender estasquestões, diante das novas perspectivas educacionais a fim de compreender melhor as possíveis relações entre o brincar, o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, pretende-se tecer uma discussão sobre as brincadeiras no âmbito escolar, pois é através de brincadeiras que as crianças interagem com mais intensidade no ambiente em que está inserida. O aluno quando chega a escola traz em sua bagagem commuitos conhecimentos adquiridos no cotidiano e que vem cheio de atividades lúdicas. Quando o educador faz uma atividade lúdica não importa apenas a realização da atividade e sim o momento que o aluno vive, o ato pedagógico a ação causada pela utilização do lúdico, em que é possível passar por momentos de fantasias estando dentro da realidade, promovendo momentos satisfatórios, conduzindo aeducação, permitindo com que a criança tenha maior prazer em aprender.

Neste trabalho, se faz com base na perspectiva de estabelecer subsídios que permitam saber de que forma as brincadeiras realizadas na Educação infantil podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Os métodos utilizados para a realização da mesma serão leituras de alguns livros, artigos,textos e sitesdisponíveis sobre a temática buscando assim identificar, descrever e analisar a importância da utilização das brincadeiras no desenvolvimento das crianças de 0 a 4 anos, na Educação Infantil.

A fundamentação teórica será baseada em alguns teóricos tais como Kishimoto (1999), Vygotsky (1997) e entre outros que fizeram estudos sobre a importância do brincar na educação das crianças pequenas .


3JUSTIFICATIVA


A infância é um período de aprendizagem necessário à idade adulta. Dessa maneira, falar de brincar é “viajar-se” a lugares e momentos marcantes da vida. Em cada um de nós existe a lembrança de alguma brincadeira (brincadeira de grupo, de roda, faz-de-conta) algo que nos deu prazer, nos deixou feliz e contribui para que pudéssemos descobrir o mundo ao nosso redor. Isso é relevantepara reconhecermos a importância desse ato na vida das crianças. Daí o interesse em compreender como as brincadeiras auxiliam na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo de crianças da Educação Infantil

Com estas experiências adquiridas, estabelecem-se vínculos entre se, professor e escola, favorecendo sua aprendizagem e formação. Neste universo deu-se a escolha do tema: “O Brincar Na EducaçãoInfantil: a utilização de brincadeiras na aprendizagem das criancas de 0 a 4 anos.

O referido tema centra-se no encantamento das pesquisadoras ao perceberem como brincar interfere no desenvolvimento cognitivo das crianças e as ajudam a exteriorizar o seu mundo e seus desejos internos, independentemente da cultura ou da década, traz lembranças que podem ou não auxiliar no dia-a-dia do educador,como também, por reconhecer a importância dessas atividades no contexto escolar.

Temos várias razões para brincar, pois sabemos que é extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social da criança. É brincando que a criança expressa vontades e desejos construídos ao longo de sua vida, e quanto mais oportunidades a criança tiver de brincar mais fácil será o...
tracking img