Branqueamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Nutrição
Bromatologia

Relatório referente a aula prática da disciplina de Bromatologia do dia 2 de dezembro de 2011.

INTRODUÇÃO
As Proteínas são compostos poliméricos complexos,formados por moléculas orgânicas, e estão presentes em toda matéria viva. São moléculas complexas constituídas por carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e, às vezes, também por outros elementos,como enxofre, ferro, cobre, fósforo e zinco.São formadas por aminoácidos unidos entre si por ligações peptídicas.(ORDOÑEZ- 2007)
As peculiaridades do organismo humano e a importância das proteínas naestrutura e funcionamento celular determinam a necessidade de que as proteínas estejam presentes na dieta alimentar. É importante não somente em quantidade suficiente mas também em qualidade. Esta étraduzida principalmente pelo teor e proporções de aminoácidos essenciais, que são aqueles que o organismo humano não é capaz de sintetizar.
As proteínas alimentares são digeríveis, não tóxicas epalatáveis, nos alimentos exercem várias e importantes propriedades funcionais, sendo responsáveis principalmente pelas características de textura.(RIBEIRO & SARAVALLI - 2007)
É possível quantificara porcentagem de proteínas em alimentos pelo processo de destilação que tem a finalidade de separar componentes específicos presentes em uma mistura entre múltiplos componentes onde eles apresentamdiferentes pontos de ebulição.
OBJETIVO
Determinar a quantificação (%) de proteínas em alimentos.

.

MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização do experimento foram utilizados tubo de ensaiopróprio, Bloco Digestor, Erlenmayer, Destilador de Nitrogênio, Bureta, Suporte Universal e amostra de alimento (nesse caso proteína do soro do leite).
Foi colocado 0,5356 da amostra do alimento ( proteínado soro do leite) e 3g de mistura catalítica (selênio, sulfato de cobre, sulfato de zinco) e 10ml de H2SO2 concentrado no tubo de ensaio, para acelerar a reação que simula a digestão. A amostra...
tracking img