Multiculturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica; In Candau, Vera M & Moreira, Antonio Flávio, (orgs.), Multiculturalismo: diferenças culturais e práticaspedagógicas, Petrópolis, RJ : Vozes, 2008.

FICHAMENTO

O que parece consensual é a necessidade de se reinventar a educação escolar (CANDAU, 2005) para que possa oferecer espaços e tempos deensino-aprendizagem significativos e desafiantes para os contextos sociopolíticos e culturais atuais e as inquietudes de crianças e jovens (p. 13)

Existe uma relação intrínseca entre educação e cultura(s) (p.13)

Hoje esta consciência do caráter homogeneizador e monocultural da escola é cada vez mais forte, assim como a consciência da necessidade de romper com esta e construir práticas educativas em que aquestão da diferença e do multiculturalismo se façam cada vez mais presentes (p. 15)

Escola como um espaço de cruzamento de culturas, fluido e complexo, atravessado por tensões e conflitos (p. 15)Conceber a dinâmica escolar nesta perspectiva supõe repensar seus diferentes componentes e romper com a tendência homogeneizadora e padronizadora que impregna suas práticas (p. 16)

A nossaformação histórica está marcada pela eliminação física do “outro” ou por sua escravização, que também é uma forma violenta de negação de sua alteridade. Os processos de negação do “outro” também se dão noplano das representações e no imaginário social (p. 17)

Como nos construímos socioculturalmente, o que negamos e silenciamos, o que afirmamos, valorizamos e integramos na cultura hegemônica (p.17)

O multiculturalismo não nasceu nas universidades e no âmbito acadêmico em geral. São as lutas dos grupos sociais discriminados e excluídos, dos movimentos sociais, especialmente os referidos àsquestões étnicas e, entre eles, de modo particularmente significativo entre nós, os referidos às identidades negras (p. 18)

As questões relativas ao multiculturalismo só recentemente têm sido...
tracking img