Azeite de oliva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
introdução
As arvores de oliva foram cultivadas pela primeira vez a mais de 5000 anos, na Síria, Líbano e Israel.
Espanha é o produtor líder mundial de azeite de oliva, exportando para mais de 100países, estando entre os primeiros Itália, França, Estados Unidos, Japão e Austrália. Localizam-se na Espanha conceituados órgãos que verificam a qualidade do produto, entre eles a sede do ConselhoInternacional para o Azeite de Oliva.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é obter conhecimento sobre o azeite de oliva, etapas de produção, controle de qualidade, técnicas de controle, parâmetrosanalisados e sua ação benéfica a saúde.
Características gerais
A colheita da azeitona acontece geralmente entre novembro e fevereiro. Cada oliveira gera cerca de 15 a 50 quilos de azeitona. Após24 horas de colhidas, as azeitonas são levadas para a trituradora.Fatores importantes para uma boa produção do azeite de oliva.
variedade da azeitona;
condições climáticas;
tipo de solo;práticas do cultivo;
estado de maturação do fruto;
acidez;
tempo de processamento das azeitonas após a colheita.
Arvore de oliveira
1) Elaboração do azeite de oliva
- Limpeza, lavagem e pesagem daazeitona: Aqui começa, dentro do Lagar, a “desenhar-se” a qualidade do azeite. Após estas operações, a azeitona é separada consoante a proveniência (azeitona de árvore ou azeitona de chão), e umaprimeira avaliação do mestre lagareiro. É recolhida uma amostra para o laboratório.
2) Elaboração do azeite de oliva
As azeitonas são trituradas em um moinho que divide o fruto em pedaços, gerando-seassim uma massa composta principalmente por pedaços de osso, água de vegetação, parte exterior da azeitona, pedaços de polpa com grande conteúdo de azeite e um pouco de azeite livre.

BateduraNesta fase do processo de transformação a massa sofre um batimento lento e contínuo, com um suave aquecimento (baixas temperaturas – 25 a 30º), uniformizando-se e proporcionando a junção das pequenas...
tracking img