Porcos da india

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Criação

Os Porquinhos-da-índia são seres muitos amorosos, principalmente os bébés, mas só se deve fazer criação plenamente consciente que se está a lidar com seres vivos e evitar fazer experiências apenas por curiosidade. Só deve prosseguir se já tiver decidido que vai ficar com os bébés ou se já tiver encontrado pessoas interessadas em oferecer um novo lar para estes.


Quem deseja fazercriação deve equacionar os seguintes problemas antes de acasalar dois animais :

- Informar-se sobre o tempo de gestação.
- Qual a idade aconselhável para proceder à criação ( nos porquinhos aconselhamos um minimo de 6 meses e nunca mais de 1 ano para a primeira gravidez).
- Embora seja subjectivo deve ser dado um tempo para a fêmea descansar e não acasalá-la logo a seguir ao desmame.
-A disponibilidade e condições que têm para oferecer, pois por exemplo uma porquinha grávida deverá se exercitar para não ficar demasiado gorda e evitar problemas no final da gravidez.
- Uma porquinha deve ficar separada do macho após o nascimento, por isso deve-se ter condições e gaiolas para isso.
- Tem que se saber antecipadamente qual a solução a dar aos filhotes e se a solução é vender oudar poderá acontecer que ninguém esteja interessado e ter-se que ficar com eles. Isso deve ser equacionado. Por vezes os cruzamentos nem sempre resultam no que desejamos.
- No fundo são muitos problemas a equacionar e deve-se evitar pensar em tudo isto após o facto consumado, ou seja os porquinhos já estarem na mesma gaiola, pois a partir de um mês de vida os machos já podem engravidar as fêmeascom o grave risco para a saúde destas que daí advém.



Os animais com que vai fazer a criação devem ser absolutamente saudáveis, comerem bem e estarem em idade própria. Devem ser escolhidos de forma a que o resultado final fique dentro do pretendido, quer em termos de aspecto, como de origem. Senão, fica aberta a porta a coincidências que podem dar estranhos resultados, onde oresultado final seja imprevisível. Estes "produtos de coincidências" não são menos amorosos, mas poderá ser então difícil encontrar pessoas que estejam interessadas neles. Aconselha-se que os pais devem ser calmos e gostarem do contacto com os humanos, de modo a que os novos porquinhos adquiram esse tipo de comportamento e não sejam demasiado tímidos.
A idade ideal para o primeiro acasalamento de umafêmea é entre 6 meses e 1 ano, sendo que se for demasiado jovem, poderá ter alguns problemas, pois ainda está numa fase de crescimento. Também é de evitar que o primeiro acasalamento ocorra em fêmeas com mais de 1 ano, dado que existe um anel elástico na zona da anca que ao fim desse tempo ossifica, impedindo assim que os bébés passem e originando a morte tanto destes como da mãe. É devido a estefacto também que após a primeira gravidez, o período máximo até uma nova gravidez seja no máximo de 1 ano, evitando assim a solidificação óssea da passagem. Se a fêmea tiver mais de 4 anos, não deve ser usada mais para criação. Em caso de fêmeas usadas para criação o ideal é a gravidez acontecer 2 vezes por ano, evitando-se no entanto que a fêmea fique grávida após o nascimento das crias, pois comotem de amamentar os bébés, uma nova gravidez irá sujeitá-la a um enorme esforço.
O macho não deve ser mais novo do que 6 meses e pode produzir bébés até idades avançadas, mas por causa de razões de saúde do próprio animal ( devido ao esforço efectuado ), deve-se evitar fazer criação com machos com idade superior a 5 anos.
Num período que varia entre 14 e 18 dias a fêmea fica com o cio. Senãoestiver preparada ela responde ao macho de uma forma agressiva, podendo inclusive, lançar jactos de urina na sua direcção.
Se ela estiver receptiva, então os dois passam à acção executando o acto sexual várias vezes ( em média 20 , com duração de poucos segundos cada ), até a fêmea ficar satisfeita. Quando essa fase é atingida ela mostra ao macho que não está mais interessada e pode mostrar-se de...
tracking img