Azeite de oliva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

A saudável iguaria da "árvore da eternidade"

A oliveira, conhecida como a árvore da eternidade, pois pode viver mais de 500 anos, foi introduzida no mediterrâneo por fenícios e sírios, nos primórdios da civilização. Gregos e romanos da antigüidade disseminaram seu cultivo e o uso alimentar e medicinal de seu fruto, a azeitona, tendo aprendido com árabes e hebreus a milenartécnica de extração do azeite. Apesar do magistral sabor conferido ao receituário, foi necessário que mais de cinco mil anos se passassem até ser comprovado cientificamente aquilo que os povos dessas privilegiadas áreas de olivais sempre demonstram e souberam na mais generosa prática: o azeite de oliva é a gordura mais saudável de que se tem notícia. Um verdadeiro aliado da saúde cardiovascular,segundo passaram a apregoar as mais dogmáticas cartilhas da nutrição contemporânea.

2. O Azeite no dia a dia

Entre os óleos vegetais, o azeite de oliva é considerado o mais saudável, pois não aumenta os níveis do mau colesterol no sangue. Com essa boa desculpa, invade o comércio e ganha múltiplos usos na culinária.
Uma peculiaridade da oliveira é seu longo período de vida: algumas árvores chegama atingir 700 anos.
Coincidentemente, a longevidade é também uma promessa da principal matéria-prima do seu fruto, o azeite de oliva. "Tem vitamina E, o que protege as células contra agressões do meio externo". O grande consumo do óleo em toda a região do Mediterrâneo costuma ser associado à alta expectativa de vida dos seus moradores. Uma
pesquisa feita no interior da Grécia, por exemplo,relaciona a média de 100 anos de vida das pessoas ao hábito de ingerir um cálice do azeite diariamente.
Na verdade, o maior mérito do azeite de oliva é a predominância de gordura monoinsaturada, a menos nociva à saúde. As percentagens chegam a 83%, o que ajuda a manter os níveis de colesterol dentro dos limites normais no organismo. "Pela sua composição, o azeite diminui o colesterol ruim e osubstitui pelo bom". A substância que é considerada "boa", conhecida pela sigla HDL, ajuda a desintoxicar as células do organismo e dificulta o aparecimento de doenças coronárias. Essa é a grande bandeira dos fabricantes do produto.
Os óleos vegetais que competem com o azeite de oliva como os de soja, milho e canola têm predominância de gordura poliinsaturada, que, em termos de efeitos à saúde, estánuma posição intermediária.

3. Variedades de Azeite

O azeite extra virgem é considerado o mais nobre de todos, qualidade que justifica o preço mais alto. Tem um grau de pureza maior e menor acidez, pois vem da primeiríssima prensa da azeitona, sem sofrer influência de calor, aditivo ou solvente, depois do processo mecânico, é apenas lavado e filtrado. "É mais forte e concentrado",para valorizar seu sabor, recomenda-se servi-lo cru, em saladas, queijos e pães.
Seguindo a hierarquia, vem o azeite virgem, que é extraído da segunda ou terceira prensagem do fruto. Por isso, perde um pouco no sabor e costuma ser levemente adocicado.
O azeite refinado passa por um processo de neutralização, descoloração e desodorização, após ser extraído das outras prensas da azeitona. E o puro éa mistura do refinado com o virgem. Ambos têm o preço mais baixo e sabor menos concentrado, por isso, são mais indicados para o preparo de comidas. E embora sejam distintos em termos gastronômicos, os quatro tipos têm o mesmo valor nutritivo. Também têm um prazo curto de validade: no máximo, um ano e meio para latas e seis meses para vidros.
Quanto mais recente, mais saboroso é o azeite. Asqualidades nutritivas, porém, são preservadas até a data de validade. Recomenda-se guardar as embalagens em temperatura ambiente e constante, em locais de pouca luz, como armários fechados. O melhor é não deixar a lata ou vidro abertos.

4. Características Gerais

É vital entender que o azeite de oliva é o único azeite que é extraído de uma fruta, os demais azeites são extraídos de um grão, uma...
tracking img