Asma bronquial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEPTO

E uma enfermidade inflamatória na parede dos brônquios que se caracteriza por hiperatividade, causando inflamação de tecido conectivo que interfere causando obstrução parcial do fluxo doar, quando a falta de ar.
EPIDEMOLOGIA
A asma é um problema mundial, a OMS estima que 250.000 pessoas morrem de asma por ano no mundo e 300 milhões de pessoas sofrem da doença sendo 70% sãoalérgica, sendo 60% crianças. Nós últimos 10 anos houve uma redução em algumas áreas, em países em desenvolvimento se observam a permanência alta.
ETIOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO
Não existe um fator determinantepara sua etiologia
Classificam-se em :
Extrínseca- É a forma alérgica, é iniciada por uma reação de hipersensibilidade tipo I (Imediata induzida pela exposição a um antígeno extrínseco inlado.)Intrínseca – É causado por uma hiperatividade traqueobrônquica inerente podendo iniciar-se de varias formas: frio, stress psicológico, infecções pulmonares, exercícios, inalação de dioxido de enxofre,bronco espasmos.
FISIOPATOLOGIA
Onde ocorreu uma desnundação do epitélio das vias aéreas, hiperplasia das glândulas produtoras de muco, obstrução da luz bronquial (parcial), e brônquios (muco). Adoença pode ser leve ou crônica porem persistência.
SINTOMAS Y SIGNOS
Disnea, pleito nasal, retração intercostal e esternal, respiração encurtada, aumento da frequência respiratória, cianose esibilancias.
ACHADOS DE LABORATORIO
Os achados são feitos através de alguns exames específicos como:
Exames específicos para detectar alergia, espirometria e raio-x
Diagnostico
O DIAGNOSTICO É CLINICOatravez de sintomas epsodicos e melhora espontânea pelo uso de medicamento para asmáticos e diagnósticos alternados excluídos.
TRATAMENTO
Primeiramente saber se é uma bronquite alérgica, ou não. Ostratamentos mais usados são os agonistas beta, alfa, agonistas adrenérgicos antiinflamatorios corticoides, controle ambiental, educação e bronquiodilatadores.
É importante que o paciente asmático...
tracking img