Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho tem o intuito de falar sobre a Hipoglicemia que é uma doença causada pela diminuição da concentração de glicose no sangue, abaixo dos níveis considerados normais; os sintomas e seu tratamento.



Hipoglicemia

O tema da hipoglicemia é abordado aqui em meio ao conjunto de alterações que afetam o sangue para salientar-se a importância que este tem como veiculo detransporte de nutrientes. A hipoglicemia consiste numa diminuição da concentração de glicose no sangue, abaixo dos níveis considerados normais. O principal grupo de risco dessa afecção é constituído pelos diabéticos, que podem entrar em crise se não seguirem estritamente determinadas recomendações, relativas sobretudo á administração correta da insulina. No entanto, a hipoglicemia pode afetartambém pessoas que não são diabéticas. Embora os diabéticos constituam o grupo de maior risco, em algumas circunstâncias as crises de hipoglicemia podem afetar também outras pessoas. É o caso de processos em que o organismo demanda uma quantidade maior de glicose, como durante a gravidez, situações de febre alta e prolongada ou processo de alteração hormonal.

Causas da hipoglicemia

A glicose éum dos principais nutrientes da maior parte das células do organismo, particularmente as do cérebro (córtex cerebral). Por isso deve haver dissolvida no sangue uma quantidade suficiente dessa substancia.
Se a dieta não contem o teor adequado de glicose, como quando se está em jejum, o organismo consome suas reservas, de forma que ocorre uma diminuição da quantidade de glicose no sangue. Essadiminuição é maior se ocorre paralelamente um gasto suplementar de energia nas células, como durante a prática de um exercício físico, o que contribui também para um quadro de hipoglicemia.
Os diabéticos precisam injetar insulina na corrente sangüínea porque seu organismo não é capaz de produzir níveis adequados dessa substancia. Uma má regulação da dose que leve ao excesso de insulina causahipoglicemia. Isso porque a insulina facilita a entrada da glicose nas células, de maneira que aumentando-se muito a concentração de insulina no sangue, a glicose passa ao interior das células e baixa seu nível sangüíneo. Se essa situação se mantém, as células acabarão por não receber o fornecimento suficiente de glicose. Por isso, é fundamental se mantém, as células acabarão por não receber ofornecimento suficiente de glicose. Por isso, é fundamental regular com exatidão as doses de insulina apropriadas para cada diabético. Os diabéticos podem ter uma crise de hipoglicemia ao fazerem exercícios físicos muito intensos ou prolongados e quando não ingerem glicose em quantidade suficiente em sua dieta. Por isso, devem evitar passar períodos muito longos – entre seis e sete horas – sem ingeriralimento algum, procurando ater-se aos horários predeterminados para as refeições.

ETIOLOGIA

Podemos classificar as hipoglicemias nas que ocorrem no estado de jejum (geralmente são secundárias a processos orgânicos e se manifestam por sintomas neuroglicopênicos) e nas que ocorrem após a ingesta de alimentação (decorrentes de alterações funcionais que levam a sintomas autonômicos). Porém,doenças que ocasionam hipoglicemia após jejum, como insulinomas, também podem produzir sintomas após alimentação e hipoglicemias estimuladas pela ingestão de alimentação (galactosemia, intolerância hereditária à frutose, etc) podem levar a sintomas neuroglicopênicos.

TIPOEXEMPLO
1- Hipoglicemia de jejum
A) Secreção inapropriada de insulina.
B) Hipoglicemia factícia.
Auto aplicação deinsulina
C) Hipoglicemia induzida por álcool ou drogas.
Álcool, aspirina, b-bloqueador, disopiramida, haloperidol, quinino,
sulfametoxazol-trimetoprim
D) Tumores não produtores de insulina (produzem IGF-II).
Fibrosarcomas, carcinomas de estômago, adrenal, cólon, próstata e
mama.
E) Insuficiência hepática, cardíaca ou renal.
F) Doenças endócrinas. Insuficiência adrenal.
G) Erros inatos do...
tracking img