Ciclo menstrual e gravidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo menstrual e gravidez
Ao longo de cada ciclo menstrual, o corpo lúteo formado, após a ovulação, a partir dos restos do folículo ovárico, começa a segregar progesterona, uma hormona cuja finalidade consiste em preparar a mucosa que reveste o útero, ou seja, o endométrio, para a eventual recepção de um óvulo fecundado e adaptar todo o organismo para o desenvolvimento da gestação. Caso oóvulo liberto pelo ovário não seja fecundado, o corpo lúteo atrofia-se, o que em poucos dias conduz à redução significativa da produção de progesterona, provocando a descamação do endométrio e a consequente menstruação.
Por outro lado, caso o óvulo seja fecundado e o ovo seja, ao fim de alguns dias, de fato, implantado no endométrio, a placenta começa a segregar o hormônio gonadotrofina coriónica(beta hCG), um fator importante no desenvolvimento da gravidez, já que os efeitos desta hormônio fazem com que o corpo lúteo, em vez de se atrofiar, cresça e aumente a sua produção de progesterona.
Isto permite que, após a implantação do ovo no útero, o endométrio não se descame, proporcionando a interrupção do ciclo menstrual e, consequentemente, a não produção de menstruação.
Para, além disso,os efeitos dos hormônios começam igualmente a evidenciar-se no organismo da mulher através de uma série de alterações funcionais e físicas, verdadeiros sintomas e sinais de gravidez, pois comprovam que o corpo já se começa a preparar para albergar o novo ser.
A ausência de menstruação e a presença destes sintomas e sinais numa mulher em idade fértil e sexualmente ativa devem conduzir à suspeitade gravidez. Esta suspeita deve ser consolidada com os denominados testes biológicos de gravidez, destinados a detectar a presença de beta hCG na urina e no sangue da mulher grávida, e confirmada através da realização de uma ecografia, um exame que proporciona a visualização do próprio embrião no útero materno.
Primeiros sintomas e sinais de gravidez
Embora o primeiro sinal de uma possívelgravidez costume ser a ausência de menstruação, existe muitas mulheres que detectam o seu novo estado através do aparecimento de outros sintomas e sinais bastante característicos no início da gestação. Estes indícios são provocados essencialmente pelo aumento dos níveis de hCG e progesterona e pelas transformações ocorridas no útero.

A maioria dos sintomas iniciais da gravidez afetam o aparelhodigestivo, como por exemplo náuseas ou vômitos matinais, que podem surgir até mesmo antes da primeira ausência de menstruação, aumento da salivação, obstipação, flatulência, distensão abdominal, falta de apetite e aversão a determinados odores, como o dos fritos. Existem outros menos específicos, como um aumento da pigmentação no rosto e linha média do abdômen. É igualmente comum uma sensação defadiga, que se evidencia desde as primeiras semanas. Existem outros sinais e sintomas que afetam especificamente os seios, como o aumento do seu volume, muitas vezes acompanhado por uma sensação de formigueiro, saliência dos mamilos e maior pigmentação das aréolas, enquanto outros são caracterizados pelo aumento de tamanho do útero, que ao comprimir os órgãos vizinhos, como por exemplo a bexiga,provoca uma maior frequência das micções.

A presença destes sintomas e sinais numa mulher fértil e sexualmente ativa deve conduzir à suspeita de gravidez, sobretudo quando se detectou a falta de menstruação, já que os próprios médicos têm em consideração a existência destas manifestações como um dado importante de uma eventual gravidez.

Todavia, apenas se pode avançar e confirmar este diagnósticoapós a realização de exames biológicos de gravidez e de uma ecografia.
A gestação é uma fase muito especial na vida da mulher, tanto seu corpo como seu psicológico, sofre modificações é muito importante o acompanhamento médico para a compreensão de tantas mudanças.

Na gravidez a mulher fica sonolenta, com a sensibilidade mais aguçada e muitas apresentam no estágio inicial enjoos, náuseas e...
tracking img