Estudo de caso broncoespasmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Neste Estagio em pediatria, quando o cuidado é voltado para a criança, esta exige por parte do enfermeiro toda a atenção, o cuidado ativo e dinâmico, envolvendo a família. Isto se torna importante, pois a hospitalização mobiliza toda a estrutura familiar, a família que fica junto à criança vai passar por uma série de fatores de muito stress. Pois por cada dia que passa duranteeste período de hospitalização, vão aumentar as preocupações, os temores, às angustias e ansiedades.
Viso o aprendizado de como atender uma criança, como cuidar do psicológico dos pais, pois, quando um filho está doente o psicológico dos pais fica abalado e é onde entra o nosso papel de mostrar a dedicação,empatia e compaixão pelas pessoas. Sei que encontrarei momentos difíceis e dolorosos nestaetapa, mas com toda ética e técnica poderemos superar e ajudar aqueles que estarão ali precisando dos nossos cuidados.


O broncoespasmo é uma inflamação dos componentes pulmonares que vem
acompanhada de vários sintomas, originados de complicações gerais, é considerada uma
forma de pneumonia. Este estudo objetivou verificar a importância da intervenção
fisioterapêutica em pacientes combroncopneumonia e broncoespasmo. Participou deste
estudo 1 paciente sexo masculino , 1 ano e 10 meses branco, residente na rua Itaquatiaras n° 414- Santo Onofre- Cascavel-PR, filho de S. A.L. Segundo a mãe no dia 12/06/2012 começou com crises de vômitos, diarréia e dores no corpo, chegou até o pronto atendimento ás 11:20 hs.
Foi avaliado primeiramente os sinais vitais pela equipe de enfermagem:Peso 11,40Kg, pulso 202, temperatura 39,9°c, saturação 79.
Ao ser avaliado pelo medico constatou-se que P.H.L adquiriu BCE (Bronco Espasmo) na avaliação o menor estava dispnéico, febril.
O medico pediu que fosse realizado punção venosa e coleta de exames, e que fosse admitido para internamento.
No primeiro dia foi realizado NBZ ( Nebulização) com SF5ml e 3 gts de Berotec 3 vezes ao dia comintervalo de 1 h.












BRONCOESPASMO


O broncoespasmo é caracterizado como uma contração reversível de vias aéreas (brônquios e bronquíolos), que promove um estreitamento dificultando a passagem do ar em maior ou menor grau, produzindo ruídos chamados sibilos. Manifestações clinicas: dispnéia, cianose, batimento asa do nariz, retrações. O mecanismo do broncoespasmo estapresente em grande número de patologias que acometem o sistema respiratório, sendo desencadeado por vários fatores. As crianças com antecedentes familiares de asma e outras manifestações alérgicas, tem possibilidade de continuar sofrendo broncoespasmo na infância.


CAUSAS



O broncoespasmo pode ocorrer por vários tipos de problemas nos brônquios. Entre eles estão:

Inflamação dos brônquios:O brônquio é uma estrutura tubular que tem a função de transportar ar até os alvéolos, no interior do pulmão e expulsá-lo ao exterior. Normalmente os brônquios veiculam uma quantidade fixa de ar ao pulmão. Entretanto, quando se produz a inflamação da mucosa bronquial fica mais estreita a passagem. Secundariamente, a própria inflamação põe em marcha mecanismos que conduzem à contração do músculodo brônquio, o que causa o broncoespasmo e aguça o estreitamento bronquial. Isso leva a uma menor quantidade de ar que chega aos alvéolos e põe em marcha um mecanismo de defesa do organismo: o aumento da freqüência respiratória (taquipnéia) às vezes acompanhada de tosse.


















BRONCOESPASMO INDUZIDO POR EXERCICIOS:

O broncoespasmo induzido por exercício é umadas formas mais conhecidas de broncoespasmo. Consiste na apresentação do broncoespasmo quando se realiza uma atividade física moderada ou intensa, causando uma redução do volume respiratório e, portanto, diminuição da capacidade de resistência.
Pode estar relacionado com o fato de se respirar ar mais frio e seco que o ar que está dentro dos pulmões. Isso se deve a que com a atividade física...
tracking img