Travessia dos andes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Chile e Argentina planejam construir túnel nos Andes

SANTIAGO, Chile — Em novembro, as presidentes do Chile, Michelle Bachelet, e da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, se reunirão noVaticano para celebrar os 25 anos do tratado de paz e amizade entre os dois países. Na ocasião, elas também assinarão um acordo que, entre outras iniciativas, contempla a construção de um túnel ferroviárioatravés da Cordilheira dos Andes.
Conforme La Tercera, o acordo prevê a recuperação da linha férrea entre as localidades de Los Andes (Chile) e San Juan de Cuyo (Argentina) e a construção de umtúnel de altura baixa com 23 km de extensão para substituir a atual passagem de fronteira do Cristo Redentor. 
O projeto até agora vinha sendo considerado impraticável e necessita de um investimento deUS$ 4,5 milhões para obras que durariam nove anos. A coordenação do acordo e dos elementos para consolidá-lo está nas mãos do ex-chanceler argentino Rafael Bielsa.
Batizado de Corredor BioceânicoLogístico Central, o projeto foi apresentado por Bielsa no Fórum do Setor Privado da 5ª Cúpula das Américas, realizada em abril em Trinidad e Tobago. Segundo a agência Télam, o ex-chanceler disse que oempreendimento seria uma obra incrível. “Estamos projetando o Canal do Panamá do sul, mas através das rochas”, comentou.
De acordo com o jornal La Tercera, o corredor terá 102 estações de trem entreBuenos Aires e o porto chileno de Valparaíso, na costa do Pacífico. Conforme a AP, Bielsa explicou que atualmente os trens precisam descarregar no sopé das montanhas para que caminhões levem a carga de umpaís a outro pela passagem do Cristo Redentor. “A travessia de automóveis e de outros veículos como ônibus e caminhões será feita de forma a carregá-los sobre vagões de trem”, afirmou o ex-chancelersobre o novo corredor.
“Esta obra na verdade não é entre a Argentina e o Chile, mas entre o Mercosul e o Chile, por causa da densidade do movimento registrado e por permitir que cargas de Brasil,...
tracking img