As competencias necessarias para ensinar no seculo xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS
PRÓ- REITORIA ACADÊMICA
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA







FINALIZAÇÃO DISCIPLINAR – BLOCO VII






MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA A
ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO







PALMAS-TO
2012






Apresentamos o presente Manual de Orientações para a Elaboração do artigo científico aos estudantes matriculados naFinalização Disciplinar, cuja finalidade é oferecer as informações necessárias sobre a construção do artigo científico, a ser desenvolvido, quanto a: estrutura; elaboração; postagem e critérios de avaliação, etc. Constitui-se em contribuição destinada aos agentes envolvidos (docentes/discentes), para que tenham um padrão pré-definido de como construir o artigo, acrescentando valor e melhoria naapresentação escrita, quanto ao conteúdo a ser desenvolvido, para que o trabalho seja, metodologicamente, adequado.

Em linhas gerais o artigo científico, caracteriza-se por uma revisão bibliográfica embasado nas experiências profissionais que você acadêmico vivenciou nas atividades de estágio durante o decorrer do seu curso de graduação, com construção e postagem individual devendo seguirtodas as diretrizes dispostas neste Manual, pois o mesmo que será seguido pela equipe corretora dos artigos.

Esperamos que, a partir dessas orientações, o estudante faça uma boa leitura deste Manual e tenha condições de elaborar o seu artigo científico, dentro do padrão e qualidade desejados.

AVALIAÇÃO

. na FINALIZAÇÃO DISCIPLINAR – O ARTIGO CIENTÍFICO É INDIVIDUAL.

• NaFinalização Disciplinar, o Artigo Científico é a única forma de avaliação, devidamente, postado no Sistema e corrigido pela equipe de professores.
• Segue a pontuação de 0 (zero) a 10,0 (dez), conforme as diretrizes institucionais de avaliação.
• É considerado aprovado o acadêmico que alcançar a nota mínima de 6,0 (seis).

OBS: É importante destacar que: Na Finalização Disciplinar não haverá refacçãodo artigo científico.

• O acadêmico deverá guardar consigo uma cópia do trabalho postado, para efeitos de documentação individual. É a segurança para o estudante, nos casos em que não se tenham mais vínculo com Pólos ou CA. E, também, para utilizá-lo, posteriormente, na apresentação em eventos científicos e/ou para fins de publicação.

2. ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DOARTIGO CIENTÍFICO

O artigo científico, deverá ser em forma de revisão bibliográfica, em que o foco principal é o debate teórico entre os autores (cientistas) escolhidos, com a reflexão do autor (acadêmico). Portanto, o artigo de revisão é definido, predominantemente, quando não se exige a pesquisa inédita, nem novos resultados.

Portanto, o artigo científico de revisão bibliográfica, nada maisé que a apresentação sintética, dos resultados de estudos sistematizados, já existentes.

O objetivo fundamental de um artigo é ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, por meio de sua publicação em periódicos especializados, as considerações alcançadas e as principais discussões sobre a temática em análise.

Fazem parte da constituição do artigo a problemática deestudo (problema/tema), o referencial teórico utilizado (as teorias que servem de base para orientar todo o estudo) e o contraponto dessas idéias. Assim, os problemas abordados pelos artigos podem ser os mais diversos: podem fazer parte quer de questões historicamente polemizadas, quer de problemas teóricos ou práticos novos.


ESTRUTURA DO ARTIGO
O artigo científico possui umaestrutura pré-determinada, a qual foi adaptada/simplificada para as disciplinas em finalização disciplinar, que se subdivide em:


• Elementos pré-textuais - Título e subtítulo, Nome do autor, Resumo e Palavras-chave;
• Elementos textuais -Introdução; Desenvolvimento (argumentação e fundamentação lógica) e Conclusão/Considerações Finais;
• Elementos pós-textuais – Referências....
tracking img